Página inicial > Últimas Notícias > Bovolato se reúne com presidente da Capes e discute avaliação quadrienal

Bovolato se reúne com presidente da Capes e discute avaliação quadrienal

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 16h28 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2017, 11h02

Bovolato em reunião com o presidente da Capes. Foto: DivulgaçãoBovolato em reunião com o presidente da Capes. Foto: DivulgaçãoO reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luis Eduardo Bovolato, conversou nesta quarta-feira (27), em Brasília-DF, com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Abílio Baêta, sobre o resultado da avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação da UFT. Para Bovolato, o encontro foi uma momento de discussão sobre o avanço e pedido de reavaliação da nota de alguns cursos stricto sensu pela Capes.

"O principal foco da reunião foi em relação as notas dos programas de pós-graduação da UFT, no qual pedimos maior sensibilidade da comissão de avaliação em relação a nossa realidade local e ampliação do olhar da Capes às universidades da Região Norte", explica Bovolato.

Os resultados da Avaliação Quadrienal 2017 foram divulgados no dia 20 de setembro, sendo que 22 Programas de Pós-Graduação da UFT foram avaliados. As notas aferidas pela Capes variam entre 1 e 7, e consideram cinco quesitos na avaliação: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. Sete cursos da UFT obtiveram nota 4, sendo que a maior parte dos programas ganharam nota 3, considerado o padrão mínimo de qualidade.

Programas Nota 4

PPG Nota 4 (Arte: Job/Dicom em 29set17)Os Programas de Pós-Graduação da UFT que obtiveram maiores notas foram: Produção Vegetal, Ciências do Ambiente, Letras:Ensino de Língua e Literatura, Desenvolvimento Regional, Ciência Animal Tropical, Modelagem Computacional de Sistemas e Gestão de Políticas Públicas (veja quadro ao lado). Dentre esses, o Programa de Pós-Graduação de Ciências do Ambiente (PPGCiamb), é um dos mais antigos cursos de stricto sensu do Tocantins, e manteve sua nota 4 em comparação a avaliação anterior.

"O PPGCiamb tem o objetivo de formar recursos humanos, gerar e difundir conhecimentos voltados à temática ambiental e suas interfaces, numa perspectiva socioambiental, incentivando o diálogo entre diversos campos do saber, sendo que já diplomou mais de 100 profissionais e, atualmente, conta com mais de 50 pós-graduandos matriculados", destaca o coordenador do Programa, Márcio Galdino.

A Avaliação Quadrienal abrangeu 4.175 programas de pós-graduação em funcionamento no país, com 6.303 cursos em 49 áreas de conhecimento. As notas servem como parâmetro para o Ministério da Educação guiar suas políticas públicas, e podem ajudar os estudantes na escolha da instituição onde pretende estudar.