Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT conclui reforma do abrigo externo para lixo infectante
Araguaína

HDT-UFT conclui reforma do abrigo externo para lixo infectante

Por Daianni Parreira | Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 12h00 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2017, 15h00

Já está em funcionamento o novo abrigo externo para lixo infectante do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), situada em Araguaína (TO). A obra contempla também sala para recebimento de roupa suja e sala para armazenamento e diluição de produtos para higienização.

Abrigo externo para lixo infectante (Foto: Daianni Parreira)
De acordo com o Engenheiro Civil, Thiago Júnior de Carvalho, as novas salas estão adequadas conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 50, de 21 de fevereiro de 2002 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e o armazenamento de resíduos está de acordo com a  RDC nº 306, de 7 de dezembro de 2004. “O lixo hospitalar é coletado por empresa terceirizada e encaminhado para que o mesmo seja incinerado externamente ao hospital”, explicou.

Para o superintendente do HDT-UFT, José Pereira Guimarães Neto, a adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo dos diferentes tipos de resíduos gerados é fundamental, de modo que não represente nenhum risco à saúde humana e ao meio ambiente. “O espaço reformado está apto para os procedimentos adequados de estoque e descarte do lixo infectante, com as devidas sinalizações e demais cuidados visando a segurança dos usuários do hospital”, disse.

Sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT