Página inicial > Últimas Notícias > Troca de experiências e fomento ao diálogo marcam Profor em Tocantinópolis
Apache Chemistry OpenCMIS - objectNotFound error

HTTP Status 404 - objectNotFound

Object not found: 185d86b8-185d-4bd5-bf65-1cabd914e17b

Troca de experiências e fomento ao diálogo marcam Profor em Tocantinópolis

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 18h40 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 18h24

Profor em Tocantinópolis reuniu docentes no debate sobre Pesquisa e Educação (Foto: Iana Amorim/Divulgação)Profor em Tocantinópolis reuniu docentes no debate sobre Pesquisa e Educação (Foto: Iana Amorim/Divulgação)Com intensa participação docente foi realizado nesta semana, no Câmpus da UFT em Tocantinópolis, o encontro do Programa de Formação Docente Continuada (Profor). As atividades tiveram início na segunda-feira (11) e prosseguiram até esta quinta-feira (14), com palestras e reuniões de Núcleos e Grupos de Estudo do Câmpus. Esta edição do Profor contou com a participação do professor Julvan Moreira de Oliveira, da Universidade Federal de Juiz de Fora de Minas Gerais (UFJF).

Professor Oliveira falou sobre seus estudos acerca da Pesquisa e Educação, e ressaltou a importância desse tipo de encontro como forma de promoção ao diálogo e cooperação mútuas. "Essas ações promovem que o professor e o pesquisador da instituição possam trocar experiências, além de fazer com que haja diálogo entre os diversos grupos de pesquisa, seja da extensão ou da pesquisa. Pode-se pensar, também, na produção conjunta; as interfaces podem ser comuns e isto fortalece não apenas o trabalho do pesquisador, mas a própria instituição", pontua o palestrante.

O professor João Batista Félix, do colegiado de Ciências Sociais, destacou a relevância das atividades desenvolvidas. "Na UFT o Profor fomenta a capacitação dos professores em seu período probatório, mas até aqueles que já passaram pelo probatório participam, porque ajuda na progressão da carreira", diz. Segundo ele, a ideia é que em três anos (de estágio probatório) o docente consiga finalizar a etapa de capacitação exigida de 120 horas, e o Profor auxilia nisto, enfatizando também a importância da vinda de profissionais de outras universidades, como palestrantes, para compartilhar as experiências.

Confira, abaixo, alguns registros fotográficos de momentos do encontro do Profor em Tocantinópolis. (colaborou Eveliny Jácome/Câmpus de Tocantinópolis)

Porto Nacional

Na próxima semana, de 19 a 21 de setembro, ocorre o II Encontro do Programa de Formação Docente Continuada (Profor) no Câmpus da UFT em Porto Nacional. O tema deste encontro será "Transdisciplinaridade: pesquisa e educação". O início da programação será na terça-feira, a partir das 8h e contará com palestra da profª Dr.ª Ana Paula Martinez Duboc, da Universidade de São Paulo (USP), abordando o tema principal.

Na quarta-feira ocorre a palestra "Novas tecnologias: perspectivas na mediação do ensino e da pesquisa", com a profª Dr.ª Andréa Cristina Versuti, da Universidade de Brasília (UnB). A programação prossegue com palestras pela manhã e à tarde até dia 21 de setembro, com representantes das pró-reitorias de Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), de Avaliação e Planejamento (Proap).