Página inicial > Últimas Notícias > Livro sobre o Parfor é lançado durante reunião do Conselho Universitário

Livro sobre o Parfor é lançado durante reunião do Conselho Universitário

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 16h35 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 18h34

A professora Maria José de Pinho no lançamento do livro (Foto: Heloísa Cipriano)A professora Maria José de Pinho no lançamento do livro (Foto: Heloísa Cipriano)Nesta quarta-feira (30), às 14h30, ocorreu no Auditório do Bloco IV do Câmpus de Palmas a 107ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni). Na ocasião, além da discussão e votação da ata da 106ª Reunião, apresentação do Coral da UFT e demais atividades envolvendo os conselheiros da UFT, houve o lançamento do livro "Perspectivas de formação docente: o programa Parfor em foco", organizado pelas professoras Maria José de Pinho e Isabel Auler Pereira - ex-reitora da UFT e que faleceu em 1º de maio último.

A obra, por ter características multisciplinares, contém textos com intencionalidade de discutir a aprendizagem e a prática pedagógica a partir das diversas complexidades do sistema educativo. A apresentação do livro foi feita pela professora Maria José, enfatizando a participação da ex-reitora Isabel Auler na organização dos textos. Ao final da apresentação houve a entrega de um buquê de flores e um exemplar do livro em memória da professora Isabel para sua filha, Claudia Auler, que estava presente no momento.

A professora e pesquisadora Maria José de Pinho destacou o foco da obra. "O livro 'Perspectivas da formação docente: o Programa Parfor em foco' tem como objetivo relatar as experiências vividas pelos professores que trabalharam nesse programa, como também as pesquisas que alguns professores desenvolveram no Parfor. É um Programa de Formação de Professores que atuam na educação básica. Nele, nós discutimos e apresentamos políticas e práticas educativas e inovadoras relatadas pelos professores que as apresentaram em suas aulas", explicou.

Saiba mais

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), implantado em regime de colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES), é um programa que induz a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade para professores em exercício na rede pública de educação básica. O objetivo é de que os profissionais da rede de ensino público possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País. Para mais informações, acesse a página do Parfor.

marcador(es): Palmas,Home,Livro,Parfor