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Curso de educação inclusiva para docentes começa nesta sexta-feira

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 16h48 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2017, 17h30

Tem início a partir desta sexta-feira (18), no Câmpus da UFT em Araguaína, o curso "Educar na Diversidade: Deficiência, transtornos, síndromes e educação inclusiva". O intuito do projeto é de proporcionar ao corpo docente a capacitação necessária para a ministração de aulas para alunos com deficiência nos cursos de nível superior das instituições federais de ensino. As aulas fazem parte do Curso de Formação Docente Continuada (Profor).

Este primeiro encontro ocorrerá pela manhã e à tarde. Das 8h às 12h, serão desenvolvidos temas sobre deficiência intelectual e/ou múltiplas e sobre o trabalho de educação especial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína. Das 14h às 18h, os temas serão sobre deficiência visual e auditiva e transtorno do espectro autista. Todas as aulas serão ministradas no Auditório II - Bloco C  da Unidade Cimba, no Câmpus de Araguaína.

Uma das organizadoras do evento, a professora do colegiado de Geografia Antônia Márcia Duarte, ressaltou a origem do projeto. "Foi um pedido do professor José Manoel Sanches, diretor do Câmpus, no sentido de que necessitamos de uma parceria em se tratando da educação especial e inclusiva. Nossa formação acadêmica não nos permite entender a formação conceitual das pessoas com deficiência. Foi uma forma interdisciplinar de trabalharmos com os colegiados, de Matemática e Geografia".

A professora Antônia Márcia destacou a parceria com a Apae para novos projetos. "Pelo pouco conhecimento que temos, a parceria com pessoas que já estão inseridas no contexto proposto, no caso a Apae, nos direciona. Posteriormente, podemos desenvolver projetos de extensão ou pesquisas e nos capacitar para entender todo esse processo que a Universidade faz parte. Além disso, há também a questão do compromisso social, da necessidade de inclusão na diversidade. São questões que temos obrigação de buscar, entender e participar para boa formação da educação brasileira", diz.

Abaixo, segue a programação do primeiro dia.

Programação do curso para formação de docentes do Profor

A especialista em Neuropedagogia Leane Reis de Sousa, que lecionará a palestra sobre Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas, enfatizou a importância do projeto. "O intuito do curso é mostrar como a Universidade também é um espaço para projetos dentro da área de escolas como a Apae e a Clínica Escola do Autista, que são projetos desenvolvidos para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Os docentes também conhecerão mais a deficiência visual e auditiva dentro da comunidade escolar de Araguaína", pontua.

Saiba mais

No sentido de se implantar uma política de formação docente continuada, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prograd) instituiu em 2014 o Programa de Formação Docente Continuada (Profor). Concebido como um programa permanente, o Profor pretende contribuir para a difusão de uma prática pedagógica reflexiva, a partir da construção de um diálogo aberto entre docentes, acadêmicos e a gestão do ensino superior na UFT.

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