Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Roteiro Geoturístico contará com intérprete de Libras
PORTO NACIONAL

Projeto do Roteiro Geoturístico contará com intérprete de Libras

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 11h24 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 14h22

Roteiro Geoturistico contará com ajuda de um tradutor de Libras (Foto: Divulgação/Neucidades)Roteiro Geoturistico contará com ajuda de um tradutor de Libras (Foto: Divulgação/Neucidades)Promovido pelo Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades), o projeto de extensão Roteiro Geoturístico promove uma aula-passeio nesta sexta-feira (18), a partir das 7h, visitando vários pontos turísticos da cidade de Porto Nacional. O passeio será realizado para cerca de 24 estudantes da Escola Caminho Certo, de Porto Nacional. Dentre os participantes do passeio está Roney Vinícios Pereira, estudante surdo do sexto período do curso de Letras/Libras da UFT, e que contará com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de todas as informações durante o passeio

O aluno escolheu um local para que o tradutor Everson Rodolfo Praiz Ramos possa fazer a explanação sobre o Roteiro, de modo que sirva para a compreensão dos demais acerca da importância da inclusão e da difusão da Língua Brasileira de Sinais. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Rosane Balsan, a inserção do aluno surdo no passeio tem por objetivo mostrar para a comunidade que a acessibilidade deve estar presente em todos os lugares. “Inserir um estudante surdo é para fazer com que esses participantes reflitam sobre essa realidade que está cada vez mais presente no nosso dia a dia”, diz.

O estudante Pereira afirma que sua participação contribuirá muito com sua formação, para a promoção de acessibilidade e também auxiliará no seu futuro acadêmico e profissional. “Terá surdos que irão se interessar em outras áreas; essa minha participação no projeto será fundamental para que, como futuro professor, possa ampliar os olhares sobre diversas áreas do conhecimento científico”, relata.

Pereira ainda pontua que com a aula-passeio está entrando em um “novo mundo” devido ao conhecimento obtido por meio do Roteiro. A oportunidade de aprender sobre a história, a arquitetura e a geografia do local e as falas dos monitores e moradores cooperam para o entendimento da região. “Passam um conhecimento compartilhado e o sentido de pertencimento revelam a vida de como era Porto Nacional e com isso a importância do projeto para a sensibilização do patrimônio cultural para os estudantes”, frisa.

Saiba mais
O Roteiro Geoturístico é um projeto de extensão promovido pelo Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades) do Câmpus de Porto Nacional da UFT. A iniciativa conta com o  apoio do Iphan e da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Nacional. Não há requisitos de participação. O contato e o agendamento são feitos pelo telefone (63) 3363-8085 ou pela página do projeto no Facebook.