Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Segurança do Paciente do HDT-UFT inicia implantação de protocolos
Início do conteúdo da página
Araguaína

Núcleo de Segurança do Paciente do HDT-UFT inicia implantação de protocolos

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 12h12 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 14h56

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), completa um ano de atuação e inicia a implantação de oito protocolos básicos de segurança do paciente. Na tarde desta quarta-feira (08), foi realizada a 12ª reunião do Núcleo com homenagens e balanço das ações.

Reunião do Núcleo de Segurança do Paciente do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

De acordo com a presidente do NSP, enfermeira Amélia Carla Silva Oliveira de Carvalho, durante esse primeiro ano do Núcleo é possível observar um amadurecimento da comissão. “É visível na qualidade das discussões realizadas e na contribuição dos membros para melhorar a segurança do paciente no HDT-UFT. Iniciamos nossa jornada com registro de notificações em formulários criados por nossos técnicos e preenchidos de forma manuscrita e agora estamos com a iminente implantação de um sistema que qualificará as nossas atividades”, comentou.

Durante abordagens nos setores do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
Foram realizadas ainda abordagens aos profissionais do hospital, tanto da área administrativa como da assistencial com objetivo de chamar a atenção dos colaboradores para a importância da implantação dos protocolos, cujo objetivo principal é capacitar toda a equipe assistencial nas práticas de segurança do paciente. O primeiro a ser implantado nos dias 16 e 17 de agosto será o de higienização das mãos. Confira lista completa:

Protocolo de Identificação do Paciente – tem a finalidade de garantir a correta identificação do paciente com utilização de pulseiras.
Higienização das Mãos - visa estimular a adesão a essa prática pelos profissionais, acompanhantes e visitantes;
Segurança na Prescrição, Dispensação, Administração e Uso de Medicamentos - promover práticas seguras na prescrição, dispensação, administração e uso de medicamentos padronizados e não padronizados;
Prevenção de Lesão por Pressão - oferecer subsídios para ações que previnam a ocorrência de Lesão por Pressão nos pacientes internados;
Prevenção de Queda – garantir que os pacientes sejam avaliados e se adote medidas para evitar quedas;
Cirurgia Segura- adotar medidas que garantam a realização de procedimentos cirúrgicos sem riscos para o paciente.
Comunicação Efetiva – adotar instrumentos que evitem a perda de informações entre os profissionais e pacientes e com isso garantir segurança na assistência prestada.
Clima Organizacional e Segurança do Paciente – esse protocolo avalia através de pesquisa como estão as relações entre profissionais e gestores que afetam a segurança do paciente e aponta soluções para situações encontradas.  

registrado em:
marcador(es): Araguaína,HDT,Home
Fim do conteúdo da página