Página inicial > Últimas Notícias > Editora da UFT lança livros sobre avaliação institucional nesta sexta
LEITURA

Editora da UFT lança livros sobre avaliação institucional nesta sexta

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 09h53 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 11h45

Avaliação Institucional: impasses e perspectivas para uma educação superior de qualidade é o título do livro que será lançado pela Editora da Universidade Federal do Tocantins nesta sexta-feira (11), às 10h, no auditório do Bloco IV, no Câmpus de Palmas. O livro foi organizado pelas professoras  Célia Maria Grandini Albiero do curso de Serviço Social, professora Enilda Rodrigues de Almeida Bueno, do curso de Letras; e a mestre em Educação e servidora da Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap),  Enedina Betânia Leite de Lucena Pires Nunes. Ao todo a obra tem a participação de 16 autores que retratam estudos sobre avaliação institucional orientada para melhorias nas instituições públicas de ensino superior.

Comporá a mesa de lançamento juntamente com as organizadoras, o vice-reitor no exercício da Reitoria, Luís Eduardo Bovolato, o pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Andrea Lemus Erasmo; e a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Clarete  Itoz. O pró-reitor explica que o livro é um retorno para a comunidade. "Mais do que literário, pedagógico ou mesmo científico, o livro tem a importância de podermos demonstrar um retorno para toda a comunidade  acadêmica,  ressaltando   a relevância da CPA dentro da Universidade", pontuou.

Parfor

Uma segunda publicação também será lançada neste mês, no dia 30. A obra Perspectivas da formação docente: o programa Parfor em foco foi organizado pelas professoras Isabel Cristina Auler Pereira (ex-reitora falecida em maio passado) e Maria José de Pinho, atual coordenadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na UFT.

A obra traz reflexões sobre a vivência dos professores no Plano durante os seis anos de implantação. A formação do professor, o debate sobre a formação docente, melhoria da qualidade do ensino público são algumas das temáticas abordadas na publicação, com o objetivo de "coletivizar as experiências, as reflexões e esforços acadêmicos, no intuito de pensar na formação do professor que atua na educação básica", diz a descrição da obra. (Colaborou Samuel Lima)

Resumo das obras:

Avaliação Institucional: impasses e perspectivas para uma educação superior de qualidade - Esta obra apresenta estudos numa perspectiva da participação coletiva na avaliação institucional orientada para as contribuições e melhorias nas IES. Almeja ainda buscar a “Avaliação Institucional” como referencial teórico-metodológico, para contribuir com o redimensionamento das ações nas instituições de ensino superior, articulando a participação da comunidade acadêmica no processo de construção de uma avaliação interna. Busca também falar sobre a IES a partir da IES, diante das seguintes indagações: Como tem se dado o processo de participação e as relações neste espaço? Como o conhecimento sobre a instituição tem sido tratado? O que as pesquisas realizadas neste espaço têm a dizer? Quais os resultados obtidos? Quais os impasses e perspectivas de melhorias? Essas indagações justificam a avaliação como necessária nas universidades públicas não por modismo, mas por razões de grande importância como compromisso ético e social com fins de prestação de contas à sociedade de onde provêm os recursos a partir dos contribuintes e fortalecimento da sua autonomia e legitimidade como instituições públicas constantemente ameaçadas pela mercadorização e privatização, ligado a isso à crise econômica e política do país e, consequentemente, das universidades públicas federais.

Perspectivas da formação docente: o programa Parfor em foco - O objetivo desta obra é refletir sobre a vivência dos professores no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), junto aos alunos-professores da educação básica, ao longo dos seis anos de implantação do programa. Neste livro tornamos público concepções sobre a formação de professor do Parfor e as diversas realidades vivenciadas, no âmbito da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com a publicação deste livro queremos ampliar o debate sobre a formação de professor do programa Parfor, que visa ofertar a educação superior para os professores da rede pública de ensino da escola com vistas a contribuir na qualidade do ensino público. Almeja-se, ao compartilhar com os leitores estes capítulos, coletivizar as experiências, as reflexões e esforços acadêmicos, no intuito de pensar na formação do professor que atua na educação básica.

marcador(es): Palmas,Editora,Home,Livro