Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Terças Feministas amplia discussões sobre relações de gêneros
Início do conteúdo da página
Projeto

Terças Feministas amplia discussões sobre relações de gêneros

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 10h48 | Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2017, 11h55

Primeiro encontro Terças Feministas. Foto: Samuel LimaPrimeiro encontro Terças Feministas. Foto: Samuel LimaAmpliar o espaço das discussões feministas dentro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é o principal objetivo do projeto de extensão Terças Feministas. O primeiro encontro ocorreu nesta terça-feira (8), no hall da Biblioteca do Câmpus de Palmas, e contou com a participação de acadêmicas e professoras da instituição que debateram sobre o Feminismo Interseccional. O próximo encontro está marcado para o dia 22 de agosto.

Na ocasião, a professora do curso de Relações Internacionais da UFT, Glays Ially Ramos, falou sobre as perspectivas teóricas e práticas de analisar as relações entre os gêneros, sobretudo, no que diz respeito a como as mulheres ou outros grupos subalternos estão produzindo suas existências e resistências.

"O Feminismo interseccional se apresenta de maneira a entender como gênero, classe e raça estruturam opressões a partir das relações de poder. Partindo do feminismo, a interseccionalidade pode nos auxiliar a entender, por exemplo, quem são os sujeitos sociais mais vulneráveis à pobreza extrema no Tocantins: as mulheres (gênero), negras (raça) e camponesas (classe)", destaca Glays.

As Terças Feministas visa por meio de palestras e debates problematizar as múltiplas facetas da desigualdade entre os gêneros a partir de distintas áreas do conhecimento. Os próximos encontros estão agendados para os dias 22 de agosto; 5 e 19 de setembro; 3, 17 e 31 de outubro; 7 e 21 de novembro e 5 de dezembro.

Saiba Mais: Feminismo Interseccional é tema de primeiro encontro

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home
Fim do conteúdo da página