Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT promove reunião com instituições da Rede de Atenção à Saúde de Araguaína
Fortalecimento interinstitucional

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 17h40 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2017, 17h45

Na última quinta-feira (29), profissionais da Gerência de Atenção à Saúde do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) receberam o médico Hilton Piccelli, representante em Araguaína (TO) do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), organização social que administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal de Araguaína (HMA).

Na ocasião, um dos encaminhamentos ficou em torno da discussão sobre parceria para capacitações aos médicos da UPA nas doenças mais prevalentes no HDT-UFT, tendo em vista que algumas vezes a porta de entrada dos pacientes acaba sendo pela unidade de pronto atendimento, conforme explicou o chefe da Divisão Médica, Ebert Mota de Aguiar, completando que a propagação do ensino faz parte das atividades do Hospital Universitário (HU).

Reunião interinstitucional com UPA e Hospital Municipal de Araguaína (Foto: Daianni Parreira)
Para Piccelli, o encontro foi bastante produtivo. “Já alinhamos melhor os fluxos das doenças como calazar, meningite e conseguimos adiantar o novo protocolo que deve ser desenvolvido para violência sexual e esclarecemos as questões de encaminhamento de pacientes graves. Agora é só amadurecer mais essas situações; foi uma reunião muito importante, considero um marco para a gente começar a melhorar a relação entre as unidades de saúde”, finalizou o médico.

A diretora clínica do HDT-UFT, médica Alexsandra Rossi reforçou a intenção dos profissionais em trocar experiências sobre casos que por ventura surjam durante o plantão naquela unidade assistencial. “Existe de nossa parte a compreensão de que esse tipo de unidade de assistência é mais amplo no sentido de que se atende desde o caso mais simples ao mais complexo, e o HDT-UFT por se tratar de uma unidade especializada tem suas peculiaridades”, comentou.

Participaram também da reunião, o gerente de Atenção à Saúde, Hilário Fábio Araújo Nunes, a chefe da Divisão do Cuidado, Zilene Santa Brígida da Silva, a chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Milene Damous, a chefe da Unidade de Regulação Assistencial, Lívia Braga, o chefe da Unidade de Cirurgia Ambulatorial, Marcelo Mello e a chefe da Unidade de Atenção à Criança e Adolescente, Raquel Tobias.

Fortalecimento interinstitucional

As reuniões promovidas entre o HDT-UFT e demais instituições da Rede de Atenção à Saúde (RAS) de Araguaína fazem parte das ações estratégicas de gestão do hospital e tem a finalidade de fortalecer o relacionamento interinstitucional, além de alinhar as competências e o fluxo de atendimento em cada unidade.  Já foram realizados encontros com o Hospital Regional de Araguaína (HRA)  e o Hospital Dom Orione.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home