Página inicial > Últimas Notícias > Palestra discute a vegetação e as complexidades socioespaciais nos trópicos
PORTO NACIONAL

Palestra discute a vegetação e as complexidades socioespaciais nos trópicos

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 18h09 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 14h34

Abrindo a programação da noite desta quinta-feira (22) no I Seminário Internacional Meio Ambiente, Dinâmicas Regionais e Planejamento Territorial, acontece, a partir das 18h30, no Câmpus de Porto Nacional, a palestra "Análise ambiental da vegetação nos trópicos", que será ministrada pelo professor Ernesto Macaringue, da Universidade Eduardo Mondlane, localizada em Moçambique. O objetivo da palestra é debater os desafios da gestão da vegetação de Moçambique.

Professor Ernesto Macaringue (Foto: Arquivo Pessoal)Segundo Macaringue, a palestra será aberta com uma debate sobre os modos de vida na África, com foco em Moçambique, em um contexto de políticas neoliberais, abordando as atividades econômicas que se destacam (agricultura camponesa, mineração, turismo e agronegócio) e a mudança de seus formatos na atual conjuntura econômica do país. "A ideia é que ocorra uma troca de experiências no circuito acadêmico no processo de reformulação das teóricas que explicam as atuais dinâmicas socioespaciais nos países subdesenvolvidos", afirma.

O professor ressalta que os modelos de desenvolvimento aplicados atualmente resultam em grandes danos ambientais e que o agronegócio não parece ser a solução para os problemas de alguns países. "Os atuais formatos de cooperação entre os países são os maiores responsáveis pela degradação ambiental. Em Moçambique, por exemplo, estão dizimando a fauna, os recursos florestais e os esperados empregos não estão sendo promovidos e as receitas geradas não são retidas no país", destaca Macaringue.

Evento
O I Seminário Internacional Meio Ambiente, Dinâmicas Regionais e Planejamento Territorial está sendo organizado pelo Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais da Universidade Federal do Tocantins (OPTE), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG). O intuito do Seminário é discutir os conflitos sociais e a intervenção econômica e ambiental nos biomas Amazônia e Cerrado, a ainda a decisiva importância da regulação estatal e do planejamento territorial nessas questões.

Seminário ocorre no Câmpus de Porto Nacional até esta sexta-feira (Foto: Jacqueline Fabbrin/Divulgação)Seminário ocorre no Câmpus de Porto Nacional até esta sexta-feira (Foto: Jacqueline Fabbrin/Divulgação)

O evento começou na última quarta-feira (21) com minicursos, a conferência "Dinâmica Socioecológica na Amazônia Brasileira", ministrada por Simone Athayde, da University of Florida (EUA) e a programação do dia foi encerrada com um show do Tambores do Tocantins. Nesta quarta (22), pela manhã, ocorreu a mesa-redonda "Configurações Sócio-Territoriais na Amazônia e no Cerrado no Século XXI", com os professores Ariovaldo U. Oliveira (USP/UFG) e Altair Sales (PUC-GO). A tarde foi dedicada a comunicações coordenadas, seguindo três eixos: Dinâmicas regionais, identidade e cultura; Planejamento territorial e a dimensão multiescalar do urbano e rural; e Os usos do território, apropriação da natureza e qualidade ambiental.

Programação

O evento segue ainda nos dias 23 e 24. Na manhã de sexta ocorrerá uma mesa-redonda com Carlos A. Brandão e Eguimar F. Chaveiro. Pela tarde continuam as comunicações coordenadas com os mesmos três eixos temáticos. À noite acontece a palestra "Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional", com Ibrahin Tellez da Universidade Granma, Cuba. A programação principal do sábado é um evento cultural na Ilha Porto Real.

Leia mais: Câmpus de Porto Nacional sedia seminário internacional até sexta-feira

Confira imagens do evento, abaixo:

marcador(es): Porto Nacional,Home,PPGG