Página inicial > Últimas Notícias > Com apoio da UFT, catadores de material reciclado promovem encontro em Palmas

Com apoio da UFT, catadores de material reciclado promovem encontro em Palmas

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 11h00 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 17h28

Evento continua nesta sexta-feira (23)

Catadores de material reciclado do estado do Tocantins promovem nesta quinta e sexta-feiras (22 e 23 de junho), no Câmpus da UFT em Palmas, seu sétimo Encontro Estadual. O evento começa na tarde desta quinta, no Anfiteatro 1, Bloco D. A UFT, por meio do Núcleo de Economia Solidária (NESol), é uma das instituições apoiadoras do Encontro.
Encontro continua discussão na UFT nesta sexta-feira, 23 (Foto: Daniel dos Santos)

O professor Édi Benini, coordenador do NESol, informou que o Núcleo está participando do projeto Cataforte. "O objetivo é criar uma rede de comercialização das entidades e dos empreendimentos dos catadores. A Rede Central das Cooperativas e Associações de Catadores/as de Materiais Recicláveis do Tocantins (Rede Reccamto) será tipo uma cooperativa estadual, que será constituída. O NESol está assessorando a construção dessa rede", explicou Benini.

O professor da UFT proferirá palestra na sexta-feira (confira programação) sobre a proposta e aprovação do Plano de Negócio, Contábil e Engenharai da Rede Reccamto. "Vamos discorrer sobre como será a estrutura de comercialização, que tipo de produto será vendido, qual vai ser a logística, ou seja, quais os elementos que serão usados para potencializar as condições de produção e trabalho dos catadores". Benini informou ainda sobre a participação do professor Marcos Santos, do colegiado de Arquitetura e Urbanismo, que está auxiliando os catadores com os projetos relacionados à construção de galpões, planos arquitetônicos, projetos hidráulico e elétrico. "Para que os catadores tenham uma boa qualidade de vida no trabalho", pontuou Benini.

Programação
Na programação da tarde desta quinta-feira, ocorrerão palestras com o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, José Maria da Silva Júnior. Ele falará sobre "O Papel do Poder Público na Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010, Lei Federal 11.445/2007 e legislação correlatas para inclusão dos catadores de materiais recicláveis".

Ainda durante a tarde ocorrerá a apresentação das Políticas Públicas em Andamento para Catadores no Tocantins: Projeto Cataforte; o  Projeto Lixo e Cidadania (da Secretaria de Trabalho e Ação Social - Setas) e do Projeto Coleta Palmas, da Fundação Municipal de Meio Ambiente, além da apresentação da Incubadora Social do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

A programação seguinte, e que fecha as atividades da tarde desta quinta-feira, será a Oficina sobre as políticas públicas para catadores (dinâmica da Árvore das Políticas Públicas), apresentada pela assessora regional do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), Adriana Alves.

Confira, abaixo, como será a programação do Encontro

22/06/2017 - Quinta-feira
13h30 – Abertura – 1º momento: Boas Vindas – Música e apresentação do vídeo dos Catadores - MNCR;
Mesa 01
13h45 - Apresentação da Rede Reccamto
– Composição, objetivos, princípios e missão. Apresentação dos empreendimentos da Rede Reccamto: Ascampa, ACMG, ACCM, ACCMP e Coopeeran -  Apresentação dos participantes
Mesa 02
14h30 - Palestra
- O Papel do Poder Público na Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010, Lei Federal 11.445/2007 e legislação correlatas para inclusão dos catadores de materiais recicláveis – com Dr. José Maria da Silva Junior – Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente do Ministério Público Estadual;
- Apresentação das Políticas Públicas em Andamento para Catadores no Tocantins: Projeto Cataforte – Ceadec, Fapto, Funasa;  Projeto Lixo e Cidadania – Setas e Projeto Coleta Palmas  - FMMA de Palmas; Apresentação da Incubadora social do IFTO
16h – Intervalo
16h15 -  Debate
17h – Oficina sobre as políticas públicas para catadores (dinâmica da árvore das políticas públicas) – Adriana Alves – Assessora Regional do Ceadec
18h30 – final do primeiro dia

23.06.2017 – Sexta-feira
8h30 - Apresentação e aprovação da proposta do Plano de Gestão Participativa da Rede Reccamto - Assessora: Fátima Dourado - Responsável pelo Plano de Gestão Participativa da Reccamto, Presidente do Instituto de Direitos Humanos e Meio Ambiente - IDHMA e integra o Conselho Diretor da Abong, CDHP e Kolping.
10h – Intervalo
10h15 – Apresentação da proposta e aprovação dos Plano de Negócio, Contábil e Engenharia da Rede Reccamto - Assessores: Prof. Edi Benini - Coordenador do Projeto Cataforte no Tocantins, responsável pelo Plano de Negócio da Reccamto e coordenador do Núcleo de Economia Solidária da UFT; Célio Roberto - Contador responsável pelo Plano de Contabilidade da Rede Reccamto e Prof. Marcos Santos - Arquiteto responsável pelo Plano de Engenharia da Reccamto.
12h  -  Almoço
13h – Continuação da apresentação da proposta e aprovação dos Plano de Negócio, Contábil e Engenharia da Rede Reccamto.
17h – finalização do encontro

marcador(es): Palmas,Home,Meio Ambiente,NESol