Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Com apoio da UFT, catadores de material reciclado promovem encontro em Palmas
Início do conteúdo da página
MEIO AMBIENTE

Com apoio da UFT, catadores de material reciclado promovem encontro em Palmas

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 11h00 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 17h28

Evento continua nesta sexta-feira (23)

Catadores de material reciclado do estado do Tocantins promovem nesta quinta e sexta-feiras (22 e 23 de junho), no Câmpus da UFT em Palmas, seu sétimo Encontro Estadual. O evento começa na tarde desta quinta, no Anfiteatro 1, Bloco D. A UFT, por meio do Núcleo de Economia Solidária (NESol), é uma das instituições apoiadoras do Encontro.
Encontro continua discussão na UFT nesta sexta-feira, 23 (Foto: Daniel dos Santos)

O professor Édi Benini, coordenador do NESol, informou que o Núcleo está participando do projeto Cataforte. "O objetivo é criar uma rede de comercialização das entidades e dos empreendimentos dos catadores. A Rede Central das Cooperativas e Associações de Catadores/as de Materiais Recicláveis do Tocantins (Rede Reccamto) será tipo uma cooperativa estadual, que será constituída. O NESol está assessorando a construção dessa rede", explicou Benini.

O professor da UFT proferirá palestra na sexta-feira (confira programação) sobre a proposta e aprovação do Plano de Negócio, Contábil e Engenharai da Rede Reccamto. "Vamos discorrer sobre como será a estrutura de comercialização, que tipo de produto será vendido, qual vai ser a logística, ou seja, quais os elementos que serão usados para potencializar as condições de produção e trabalho dos catadores". Benini informou ainda sobre a participação do professor Marcos Santos, do colegiado de Arquitetura e Urbanismo, que está auxiliando os catadores com os projetos relacionados à construção de galpões, planos arquitetônicos, projetos hidráulico e elétrico. "Para que os catadores tenham uma boa qualidade de vida no trabalho", pontuou Benini.

Programação
Na programação da tarde desta quinta-feira, ocorrerão palestras com o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, José Maria da Silva Júnior. Ele falará sobre "O Papel do Poder Público na Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010, Lei Federal 11.445/2007 e legislação correlatas para inclusão dos catadores de materiais recicláveis".

Ainda durante a tarde ocorrerá a apresentação das Políticas Públicas em Andamento para Catadores no Tocantins: Projeto Cataforte; o  Projeto Lixo e Cidadania (da Secretaria de Trabalho e Ação Social - Setas) e do Projeto Coleta Palmas, da Fundação Municipal de Meio Ambiente, além da apresentação da Incubadora Social do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

A programação seguinte, e que fecha as atividades da tarde desta quinta-feira, será a Oficina sobre as políticas públicas para catadores (dinâmica da Árvore das Políticas Públicas), apresentada pela assessora regional do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), Adriana Alves.

Confira, abaixo, como será a programação do Encontro

PROGRAMAÇÃO

22/06/2017 - Quinta-feira
13h30 – Abertura – 1º momento: Boas Vindas – Música e apresentação do vídeo dos Catadores - MNCR;
Mesa 01
13h45 - Apresentação da Rede Reccamto
– Composição, objetivos, princípios e missão. Apresentação dos empreendimentos da Rede Reccamto: Ascampa, ACMG, ACCM, ACCMP e Coopeeran -  Apresentação dos participantes
Mesa 02
14h30 - Palestra
- O Papel do Poder Público na Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010, Lei Federal 11.445/2007 e legislação correlatas para inclusão dos catadores de materiais recicláveis – com Dr. José Maria da Silva Junior – Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente do Ministério Público Estadual;
- Apresentação das Políticas Públicas em Andamento para Catadores no Tocantins: Projeto Cataforte – Ceadec, Fapto, Funasa;  Projeto Lixo e Cidadania – Setas e Projeto Coleta Palmas  - FMMA de Palmas; Apresentação da Incubadora social do IFTO
16h – Intervalo
16h15 -  Debate
17h – Oficina sobre as políticas públicas para catadores (dinâmica da árvore das políticas públicas) – Adriana Alves – Assessora Regional do Ceadec
18h30 – final do primeiro dia

23.06.2017 – Sexta-feira
8h30 - Apresentação e aprovação da proposta do Plano de Gestão Participativa da Rede Reccamto - Assessora: Fátima Dourado - Responsável pelo Plano de Gestão Participativa da Reccamto, Presidente do Instituto de Direitos Humanos e Meio Ambiente - IDHMA e integra o Conselho Diretor da Abong, CDHP e Kolping.
10h – Intervalo
10h15 – Apresentação da proposta e aprovação dos Plano de Negócio, Contábil e Engenharia da Rede Reccamto - Assessores: Prof. Edi Benini - Coordenador do Projeto Cataforte no Tocantins, responsável pelo Plano de Negócio da Reccamto e coordenador do Núcleo de Economia Solidária da UFT; Célio Roberto - Contador responsável pelo Plano de Contabilidade da Rede Reccamto e Prof. Marcos Santos - Arquiteto responsável pelo Plano de Engenharia da Reccamto.
12h  -  Almoço
13h – Continuação da apresentação da proposta e aprovação dos Plano de Negócio, Contábil e Engenharia da Rede Reccamto.
17h – finalização do encontro

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,Meio Ambiente,NESol
Fim do conteúdo da página