Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFT participam da 37ª Semana da Cultura de Porto Nacional
Evento

Professores da UFT participam da 37ª Semana da Cultura de Porto Nacional

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 12h10 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 18h22

Livro Porto Nacional Patrimônio do Brasil é uma das edições a serem lançadas na Semana.Livro Porto Nacional Patrimônio do Brasil é uma das edições a serem lançadas na Semana.Durante cinco dias, os amantes da cultura já têm um encontro marcado, é que acontece, entre os dias 21 a 25 de junho, a 37ª Semana da Cultura no Centro Cultural Beira-Rio em Porto Nacional. O evento conta com uma vasta programação cultural com a participação de vários professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e tem como tema: “Nos vitrais de suas janelas há sempre reflexos de luta, mudança e muita cultura”.

No primeiro dia do evento na quarta-feira (21), às 19h30, no Espaço Ariano Suassuna - Auditório Pedro Tierra, acontece uma roda de conversa sobre o "Censo Histórico de Porto Nacional" com a participação dos professores da UFT Ariel Elias, Carolina Pereira, Juliana Ricarte, Napoleão Aquino e Rosane Balsan. "A participação dos professores da UFT na Semana da Cultura revelam um olhar atento para a cultura local, à medida que Porto Nacional cresce, a cultura muda e algumas tradições parecem se apagar. Nesse processo, professores trazem para o debate as continuidades das tradições ou as vidas de seus criadores históricos", explica Rosane.

No mesmo dia, às 21h30, no café literário - Espaço Belchior, professora Rosane também lançará um livro como organizadora da edição junto com mais duas professoras da universidade Janira Lopes e Mariela Cristina Ayres. O livro tem como título "Porto Nacional, Patrimônio do Brasil: Histórias e Memórias". "Escrito em uma linguagem clara, o livro é uma coletânea de oito artigos que aborda com rigor e profundidade uma gama de temas ligados à Porto Nacional. Os textos se articulam em torno dos eixos de pesquisas dos integrantes do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades da UFT", destaca Rosane.

Já na quinta-feira (22), às 10h30, no auditório Pedro Tierra, a professora da UFT Kátia Rose, apresentará a palestra "Vida e Obra de Ariano Suassuna: Causos, Casos e Fatos". Na mesma data e local ocorrerá também a palestra "Sussa: Símbolo da cultura imaterial de Porto Nacional e do Estado do Tocantins", com o músico e professor da UFT, Éverton dos Andes; e às 19h30 roda de conversa sobre "Ruínas do Pontal" com a participação do professor Odair Giraldin. A abertura oficial do evento acontece às 22h com a participação da Orquestra Viva Música - maestro Bruno Barreto da UFT. Acesse aqui a programação completa.

Para o diretor do Câmpus de Porto Nacional da UFT, George França, "Porto Nacional, conhecida por "cidades históricas" será palco de debates com a participação de professores nossos da UFT que discutirão e revelarão um perfil do centro histórico, onde precisamos cada vez mais preservar e valorizar o meio ambiente cultural. Portanto, esses diálogos servem para o fortalecimento da cultura popular, do patrimônio histórico, da memória da cidade e de sua identidade", ressalta.

Evento

A 37ª edição da Semana da Cultura movimentará a cidade de Porto Nacional com mais de 20 espetáculos culturais e teatrais ao todo, mais de 12 shows regionais. Além de 24 lançamentos de livros, seis palestras, três Rodas de Conversas e uma vasta programação cultural. No total, serão 20 estandes, oito entre livrarias e editoras. O escritor homenageado será o escritor paraibano, in memorian Ariano Suassuna, e terá como patrono regional, o portuense e poeta, Pedro Tierra.

marcador(es): Porto Nacional,Home