Página inicial > Últimas Notícias > Festas juninas movimentam comunidades de quatro câmpus da UFT

Festas juninas movimentam comunidades de quatro câmpus da UFT

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 18h14 | Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 16h25

Junho chega trazendo a animação das festas juninas e na Universidade Federal do Tocantins (UFT) não poderia ser diferente. As cores e as comidas típicas da festa de São João ocupam o Câmpus da UFT em Palmas nesta quinta-feira (8). As festividades, entretanto, tiveram início ainda na parte da tarde, com o Arraiá da Maturidade organizado pela Universidade da Maturidade (UMA) com estudantes dos cursos de Pedagogia e Medicina. Outros câmpus também se programam para realizarem os festejos.

Um desfile dos acadêmicos da UMA fez parte das festividades juninas nesta quinta (Foto: Fábio Almeida/Divulgação)

Um vídeo em homenagem aos estudantes da UMA abriu o Arraiá da Terceira Idade. Logo em seguida, houve um Desfile da Maturidade. A programação contou ainda com a dança do balão, muito forró e confraternização. De acordo com o coordenador nacional da UMA, Luiz Sinésio, a festa junina é um trabalho acadêmico desenvolvido ao longo do semestre com os alunos de Pedagogia. "Essa integração criativa e inovadora é fundamental na UFT além da possibilidade das relações inter geracionais, ou seja, a convivência no ambiente da universidade em prol de paz e mais união entre essas gerações", afirma.

De acordo com a aluna da UMA, Maria Nadir, de 70 anos, o encontro foi maravilhoso. "Envolveu todo mundo, cada um expressou o que sabia, o que viveu a vida. Isso é um exemplo e uma oportunidade que a UMA está nos dando", declara. Confira, abaixo, outras fotos do Arraiá da Maturidade:

Durante a noite, ainda no Câmpus de Palmas, no estacionamento entre o Bloco I e a Biblioteca, ocorre o "Arraiá da Federal". A entrada é franca e contará com a apresentação da quadrilha dos estudantes do Câmpus e da quadrilha "Senta o Martelo" da Universidade Católica do Tocantins. Também fazem parte da programação, brincadeiras como a cadeia do amor e correio elegante , bebidas e comidas típicas, tais como: pamonha, cural de milho, canjica, pipoca, caldos, quentão, bolos e doces.

Gurupi
Em Gurupi também está programada uma festa junina. O evento será realizado no sábado (10), a partir das 20h, e terá comidas típicas, pescaria, cadeia do amor, fogueira e Banda de forró com Pedro Henrique e Eduardo. Haverá apresentação das quadrilhas dos alunos do Câmpus e da quadrilha da turma de Direito da Unirg. A entrada fica no valor de R$ 10,00 e R$ 5,00 a meia entrada mediante a apresentação da carteirinha.

Porto Nacional
No Câmpus de Porto Nacional, o Arraiá ocorre no dia 14, a partir das 20h. O evento é organizado pela comunidade acadêmica e contará com brincadeiras típicas, comes e bebes e apresentação de quadrilha.

Miracema
No dia 27 de junho, ocorrerá no Câmpus da UFT em Miracema uma festa junina, a partir das 19h. O arraiá será no estacionamento do Câmpus. Na programação, haverá apresentação de quadrilhas da região e dos alunos da UFT de Miracema, além de comidas típicas. O período para manifestar interesse na quadrilha está aberto e pode ser conferido nos informativos do câmpus.