Página inicial > Últimas Notícias > Festa Junina organizada por estudantes movimenta câmpus nesta quinta-feira
Palmas

Festa Junina organizada por estudantes movimenta câmpus nesta quinta-feira

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 12h20 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 16h18

Preparem os trajes e a animação para entrar no "rastapé", brincar e comer muito na próxima quinta-feira (8), dia do “Arraiá da Federal”. A festa será realizada no Câmpus de Palmas, no estacionamento entre o Bloco I e a biblioteca, e terá a apresentação da tradicional quadrilha dos estudantes do câmpus.  Além de apresentação  da  quadrilha "Senta o Martelo" da Universidade Católica do Tocantins, brincadeiras como a cadeia do amor e correio elegante , bebidas e comidas típicas, tais como: pamonha, cural de milho, canjica, pipoca, caldos, quentão, bolos e doces. A animação da festa ficará por conta do cantor Arnaldo Cesar, que trará em seu repertório o sertanejo  e ritmos genuinamente brasileiros, como o forró. A entrada é franca e será permitida até à meia-noite. Haverá ônibus corujão nos portões da universidade até às 3h.

Arraiá realizado em 2016 no Câmpus de Palmas Foto Caio CapelaArraiá realizado em 2016 no Câmpus de Palmas Foto Caio Capela

De acordo com a organizadora do evento, a aluna do curso de Pedagogia, Alyne Soares, a festa tem o intuito de aproximar os estudantes da cultura popular que é o São João, uma das festas mais tradicionais do nordeste brasileiro. "Aqui no Tocantins temos pessoas de todos os lugares do país, e acredito que as festas juninas consigam unir todos esses grupos. É o arraiá das cores!", explica.

Alyne conta ainda que a escolha da data não foi por acaso. "Vivemos um momento complicado de escolhas de nova reitoria, perdemos nossa reitora recentemente, estamos no final de semestre... Mas o arraiá vem para mostrar a força que os alunos possuem, o trabalho que estamos realizando em conjunto. Além de ser um momento para esquecer um pouco dos problemas acadêmicos e comemorar mais um final de semestre", ressalta.

Ensaios

A quadrilha dos estudantes, que vem ensaiando há duas semanas, conta com 15 casais, coreografias  e muita animação. Os ensaios estão na responsabilidade do Marcador Arinaldo Araújo, aluno de Jornalismo, responsável pela escolha das músicas e ensaia o grupo para a realização das coreografias. Arinaldo é um dos primeiros dançarinos da quadrilha junina Cafundó do Brejo, vencedora de prêmios estaduais e nacionais, e um dos fundadores da Caipiras do Borocoxó também premiada em concursos de quadrilhas.  Ele conta que o publico poderá esperar da quadrilha muita alegria e empenho dos participantes. "Vamos apresentar passos tradicionais, simples, porém, bem elaborados e que vão remeter as pessoas as origens das quadrilhas juninas, das festas na roça e do sertão", antecipa.

O marcador conta também que  a quadrilha tem um diferencial por ser composta por pessoas de diferentes cursos, estilos e gostos musicais. "Temos dançarinos que nunca dançaram quadrilha, que nunca dançaram forró, mas que estão se esforçando e saindo de sua zona de conforto para  contribuir com este momento de descontração, alegria  e união entre os alunos da UFT", conclui

marcador(es): Evento,Palmas,Pedagogia,Home