Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos da UFT são premiados em evento de Genética Molecular de Plantas

Acadêmicos da UFT são premiados em evento de Genética Molecular de Plantas

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 13h59 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 15h57

premiados.jpg (Foto: Divulgação)Dois acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) receberam premiação da apresentação de seus trabalhos no VI Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, considerado o encontro mais importante da comunidade científica brasileira de genética molecular vegetal. O evento ocorreu na semana passada na cidade de Ouro Preto (MG) e contou com a apresentação de oito trabalhos de alunos da UFT.

O professor do curso de Medicina, Horllys Gomes Barreto, que participou do evento, diz que ficou satisfeito com a forma que seus alunos apresentaram os trabalhos e com as premiações. “Os nossos alunos demonstraram o que é ser UFT e o que podemos fazer, fiquei muito feliz com as premiações, principalmente porque vieram de trabalhos que desenvolvemos em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), isso mostra o quanto as universidades ganham quando trabalham juntas,” destaca.

Os dois trabalhos premiados foram dos alunos Matheus Daude, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; e Micaele Souza, de Agronomia (foto ao lado). Ambos foram desenvolvidos por meio de uma parceria do Laboratório de Análises Moleculares da Incubadora de Empresas Habite do Câmpus de Gurupi e o Laboratório de Fisiologia Molecular da Ufla, coordenado pelo professor Antonio Chalfun Júnior.

Para Chalfun, a premiação desses alunos mostra que é importante as parcerias estabelecidas entre as universidades. "A parceria fortalece e ajuda nos trabalhos desenvolvidos, porém o mérito maior é dos alunos que desenvolveram a pesquisa e buscaram fazer o melhor em suas apresentações", explica.

Um dos premiados, Matheus Daude (bolsista pelo CNPq), do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Na ocasião, ele teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho do Pibic e ganhou a Menção Honrosa na área de Genômica Aplicada, com o trabalho sobre a “Identificação e caracterização in silico dos genes da subfamília frigida-like em coffea arabica”.

"Estou extremamente feliz com a premiação, ela demonstra a força da pesquisa na UFT frente a outras universidades do país. Eu só tenho a agradecer ao nosso grupo de pesquisa do Laboratório de Análises Moleculares (Lam), ao Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas (LFMP) e ao meu orientador Horllys Barreto por todas as oportunidades dadas. Esse prêmio não é só meu, mas sim de todos os envolvidos no projeto,” comenta Daude.

O professor Horllys Gomes Barreto, e orientador do aluno Matheus Daude,  falou da dificuldade de ganhar um prêmio como esse. “Não é fácil ganhar um prêmio em um evento como esse, pois em um Simpósio Brasileiro muitas instituições participam, mas o Matheus fez um excelente trabalho aqui na UFT, de um estudo que ele iniciou na Ufla. Além disso, ele fez uma ótima apresentação e arguição de seu trabalho. É sem dúvidas um aluno que terá um futuro brilhante", parabeniza o Professor.

Já a segunda premiada é Micaele Souza (bolsista pelo CNPq), do curso de Agronomia, que teve a oportunidade de apresentar um trabalho do estágio que ela está fazendo na Ufla, ganhando o primeiro lugar na área de Biologia de Pequenos RNAs, com o trabalho sobre “Identificação do MIR172 e seus alvos em abacaxi (Ananas comosus L.) a partir de sequências genômicas e bibliotecas de RNA-Seq. “Nosso trabalho teve como foco a principal classe de pequenos RNAs envolvidos na regulação gênica que são os microRNAs e ser premiada no evento que constitui atualmente o mais importante encontro da comunidade científica brasileira de genética molecular vegetal é uma honra, pois é o reconhecimento do trabalho e esforço de toda uma equipe,” ressalta Micaela.

Já Solange Ságio, professora e orientadora da Micaele falou que o trabalho é fruto da parceria entre a Ufla e a UFT. "Ganhar esse prêmio em um evento renomado como esse mostra a competência de nossos alunos e a importância em se fazer parceria com grandes universidades," finaliza.

marcador(es): Gurupi,Home