Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos da UFT são premiados em evento de Genética Molecular de Plantas
Início do conteúdo da página
Reconhecimento

Acadêmicos da UFT são premiados em evento de Genética Molecular de Plantas

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 13h59 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 15h57

premiados.jpg (Foto: Divulgação)Dois acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) receberam premiação da apresentação de seus trabalhos no VI Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, considerado o encontro mais importante da comunidade científica brasileira de genética molecular vegetal. O evento ocorreu na semana passada na cidade de Ouro Preto (MG) e contou com a apresentação de oito trabalhos de alunos da UFT.

O professor do curso de Medicina, Horllys Gomes Barreto, que participou do evento, diz que ficou satisfeito com a forma que seus alunos apresentaram os trabalhos e com as premiações. “Os nossos alunos demonstraram o que é ser UFT e o que podemos fazer, fiquei muito feliz com as premiações, principalmente porque vieram de trabalhos que desenvolvemos em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), isso mostra o quanto as universidades ganham quando trabalham juntas,” destaca.

Os dois trabalhos premiados foram dos alunos Matheus Daude, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; e Micaele Souza, de Agronomia (foto ao lado). Ambos foram desenvolvidos por meio de uma parceria do Laboratório de Análises Moleculares da Incubadora de Empresas Habite do Câmpus de Gurupi e o Laboratório de Fisiologia Molecular da Ufla, coordenado pelo professor Antonio Chalfun Júnior.

Para Chalfun, a premiação desses alunos mostra que é importante as parcerias estabelecidas entre as universidades. "A parceria fortalece e ajuda nos trabalhos desenvolvidos, porém o mérito maior é dos alunos que desenvolveram a pesquisa e buscaram fazer o melhor em suas apresentações", explica.

Um dos premiados, Matheus Daude (bolsista pelo CNPq), do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Na ocasião, ele teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho do Pibic e ganhou a Menção Honrosa na área de Genômica Aplicada, com o trabalho sobre a “Identificação e caracterização in silico dos genes da subfamília frigida-like em coffea arabica”.

"Estou extremamente feliz com a premiação, ela demonstra a força da pesquisa na UFT frente a outras universidades do país. Eu só tenho a agradecer ao nosso grupo de pesquisa do Laboratório de Análises Moleculares (Lam), ao Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas (LFMP) e ao meu orientador Horllys Barreto por todas as oportunidades dadas. Esse prêmio não é só meu, mas sim de todos os envolvidos no projeto,” comenta Daude.

O professor Horllys Gomes Barreto, e orientador do aluno Matheus Daude,  falou da dificuldade de ganhar um prêmio como esse. “Não é fácil ganhar um prêmio em um evento como esse, pois em um Simpósio Brasileiro muitas instituições participam, mas o Matheus fez um excelente trabalho aqui na UFT, de um estudo que ele iniciou na Ufla. Além disso, ele fez uma ótima apresentação e arguição de seu trabalho. É sem dúvidas um aluno que terá um futuro brilhante", parabeniza o Professor.

Já a segunda premiada é Micaele Souza (bolsista pelo CNPq), do curso de Agronomia, que teve a oportunidade de apresentar um trabalho do estágio que ela está fazendo na Ufla, ganhando o primeiro lugar na área de Biologia de Pequenos RNAs, com o trabalho sobre “Identificação do MIR172 e seus alvos em abacaxi (Ananas comosus L.) a partir de sequências genômicas e bibliotecas de RNA-Seq. “Nosso trabalho teve como foco a principal classe de pequenos RNAs envolvidos na regulação gênica que são os microRNAs e ser premiada no evento que constitui atualmente o mais importante encontro da comunidade científica brasileira de genética molecular vegetal é uma honra, pois é o reconhecimento do trabalho e esforço de toda uma equipe,” ressalta Micaela.

Já Solange Ságio, professora e orientadora da Micaele falou que o trabalho é fruto da parceria entre a Ufla e a UFT. "Ganhar esse prêmio em um evento renomado como esse mostra a competência de nossos alunos e a importância em se fazer parceria com grandes universidades," finaliza.

registrado em:
marcador(es): Gurupi,Home
Fim do conteúdo da página