Página inicial > Últimas Notícias > Ações educativas reforçam perfil universitário do HDT-UFT
2º Mutirão da Rede Ebserh

Ações educativas reforçam perfil universitário do HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 17h51 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2017, 08h52

Diversas ações educativas marcaram o 2º Mutirão da Rede Ebserh no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), uma das 39 instituições filiadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a participarem simultaneamente do evento durante esta quarta-feira (31). As atividades de orientações e palestras foram realizadas por estudantes, professores e outros profissionais na Unidade e também em uma escola pública. O público registrado somou 410 pessoas, conforme organização do evento.

Orientações e distribuição de material educativo aos usuários do HDT-UFT durante evento (Foto: Daianni Parreira)
Os temas explorados variaram entre as doenças mais prevalentes no hospital, como Leishmaniose, Dengue, Chikungunya e Zica; Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e neoplasias relacionadas ao tabagismo, já que o HDT-UFT aderiu ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta data. “Acredito que sejam temáticas bastante pertinentes no atual contexto e que as orientações ofertadas à comunidade se tornam uma boa ferramenta de prevenção às doenças citadas, visto que os ouvintes também podem se tornar multiplicadores ”, pontuou o Gerente de Ensino e Pesquisa, médico Antônio Oliveira sobre a programação.

De acordo com o professor do curso de medicina da UFT, Elder Feltrim, ministrante de uma das palestras no hospital, “eventos como esse são fundamentais para aproximar a instituição da comunidade. Também têm o cunho de levar informações básicas e de prevenção à população que é fundamental a fim de desenvolver uma saúde de qualidade. Participar de eventos assim proporciona crescimento do sentido de estar mais próximo das necessidades da população”, ressaltou.

Ações educativas realizadas em escola pública (Foto: Wagner Mariano)
Para a enfermeira e chefe da Unidade de Vigilância em Saúde, Hedisônia de Jesus Brilhante, a experiência foi excelente. “Os usuários que estavam aguardando atendimentos, visitantes, acompanhantes e funcionários receberam materiais educativos. “A receptividade dos usuários quanto às informações repassadas foi bastante positiva, eles reconhecem a importância das medidas de prevenção dessas doenças que estão afetando tanto a população hoje em dia”, comentou.

O chefe do Setor de Gestão de Ensino, professor Wagner Mariano acompanhou as palestras dos acadêmicos à Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal Jose Alves de Assis. “O enfoque em todas as palestras foi a de formação de multiplicadores mirins sobre as DSTs, doenças tropicais e combate ao tabagismo. Uma vez que a escola é da comunidade do entorno do hospital, a ação foi importante pois proporcionou uma aproximação entre a Unidade Hospitalar e a instituição de ensino”, explicou.

Palestra ministrada na sala de videoconferência do HDT-UFT durante mutirão (Foto: Regiane Alves)
A estudante do 12º período de medicina da UFT, Bruna Araújo França reforçou que ações de educação em saúde são sempre muito gratificantes. “Por mais simples que um tema pareça, sempre aprendemos ao estudar para trocar informações realmente relevantes sobre ele. E mais, desenvolvemos nossas habilidades de comunicação e adaptação de linguagem para o público alvo. Ver as crianças interessadas no que está sendo falado, perceber que elas realmente se envolvem conosco, nos motiva a buscar manter esse contato da saúde com a educação. A troca de saberes envolvido em ações assim é bem mais amplo do que puramente a respeito do tema”, disse.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home