Página inicial > Últimas Notícias > Roteiro Geoturístico abre agendamentos no mês de junho
PORTO NACIONAL

Roteiro Geoturístico abre agendamentos no mês de junho

Por Caíke Ramalho | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2017, 12h01 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 10h05

No mês de junho inicia o período de agendamentos para visitação do Roteiro Geoturístico da cidade de Porto Nacional. O projeto é uma proposta de turismo alternativo e uma atividade permanente de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e de educação patrimonial do Câmpus de Porto Nacional.

Com o foco em apresentar à população as marcas geográficas, históricas e arquitetônicas do centro histórico da cidade, o roteiro é uma atividade desenvolvida pelo coletivo de professores e de estudantes da UFT. Todo o passeio é guiado por estudantes de graduação e de mestrado da Universidade e o serviço é gratuito, atendendo principalmente as escolas da rede pública e privada, visitantes e demais interessados.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Dra. Rosane Balsan, afirma que até o dia 31 de maio de 2017, conforme as visitas já agendadas, somarão 220 visitantes, “o projeto busca dialogar sobre a importância do patrimônio histórico e cultural de Porto Nacional, mostrando para a população em geral o valor da educação patrimonial, através de visitas para que todos possam conhecer a história e preservá-la”, afirma a coordenadora.

As atividades do projeto iniciaram em junho de 2014 sendo realizado pelo menos uma vez no mês. No primeiro ano, aconteceram 20 roteiros, já em 2015 foram realizados 25 roteiros. Até o ano de 2016 foram atendidas 800 pessoas, em sua maioria, alunos de escolas da rede pública, de outras cidades do Tocantins e até do estado de Goiás.

Projeto
O Roteiro Geoturístico é um projeto de extensão promovido pelo Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades) do Câmpus de Porto Nacional da UFT, coordenado pelas professoras Carolina Machado Rocha Busch Pereira e Rosane Balsan. A iniciativa conta com o  apoio do Iphan e da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Nacional. Não há requisitos de participação. O contato e o agendamento são feitos pelo telefone (63) 3363-8085 ou pela página do projeto no Facebook.