Página inicial > Últimas Notícias > Geladeiroteca é instalada por estudantes em bairro popular de Palmas

Geladeiroteca é instalada por estudantes em bairro popular de Palmas

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2017, 18h22 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 10h45

A instalação da geladeiroteca no Câmpus de Palmas causou repercussão no ano passado e trouxe a discussão a respeito da democratização do acesso à leitura. Na manhã deste sábado (20), a geladeiroteca será instalada no setor Santo Amaro, bairro popular da cidade. Na implantação haverá uma pequena apresentação do projeto e dinâmica com os moradores.

Geladeiroteca foi sucesso no Câmpus de Palmas (Foto: João Batista)

O projeto executado pelo Programa de Educação Tutorial (Pet) de Engenharia de Alimentos mantém uma geladeira abastecida por livros doados. Qualquer pessoa pode pegar um dos livros e decidir se fica com o livro ou se devolve depois de lido.

A estudante Letícia Camargo, uma das 12 integrantes do Pet de Engenharia de Alimentos, além do coordenador Abraham Zuniga, explica que após a experiência na UFT, o grupo fez parceria com a Centro Fé e Alegria Tocantins para que o projeto também fosse realizado junto à comunidade externa. “Será instalada em um local que a comunidade tenha acesso. Assim a gente cumpre com êxito o nosso compromisso com a extensão”.

A parceria viabiliza que a geladeira possa se manter abastecida por mais tempo, o que foi uma das principais dificuldades na primeira experiência. Ainda assim, foram mais de 350 livros arrecadados no ano passado. A geladeira é customizada pela artista Gabriela Fernandes.

Segundo os organizadores do projeto, no setor Santo Amaro encontram-se muitas crianças que devem ser inspiradas desde cedo ao hábito da leitura. Não há tempo previsto para a permanência da geladeiroteca pelo setor. As doações de livros ainda são necessárias, agora com o foco em livros infantis.

marcador(es): Palmas,Home