Página inicial > Últimas Notícias > Quatro câmpus da UFT exibirão filmes do Festival do Minuto
CINEMA

Quatro câmpus da UFT exibirão filmes do Festival do Minuto

Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2017, 15h59 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 18h02

Quatro câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sediam, na próxima semana, o Festival do Minuto. O evento ocorrerá de forma simultânea em todo o Brasil. A parceria com a UFT é por meio da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex). O Festival será exibido na UFT nos câmpus de Araguaína, Gurupi, Palmas e Tocantinópolis. Produtores de cultura entre cineclubes, escolas, museus e bibliotecas, exibem os conteúdos selecionados pela curadoria do festival, promovendo a difusão gratuita da produção audiovisual independente.

De acordo com a servidora da Proex, Rayssa Carneiro, o Festival também estimula a produção local, principalmente, a partir da mostra universitária, que compõe o Festival. "Além de proporcionar momentos de lazer e contato com a arte cinematográfica, a partir de um material selecionado e diversificado, pois tem origens muito diferentes", complementa.

O Festival

Criado no Brasil em 1991, inspirou a criação de festivais do minuto em mais de 50 países. Nestes anos, o projeto recebeu mais de 50 mil vídeos minutos dos 4 cantos do planeta. A partir de 2007, o Festival tornou-se permanente e online, passando a realizar inúmeros concursos no decorrer do ano. Offline, o festival é exibido em mais de 400 equipamentos culturais de mais de 100 cidades brasileiras, pe a já tradicional rede de exibição do minuto, quando passaram a exibir os melhores minutos do ano anterior.

Conheça as mostras:

• Melhores minutos de 2016 (livre, 52min): seleção de vídeos que abrange diversos assuntos e técnicas. Vídeos filmados com celular, animações, vídeo arte, entre outros.
  • Mostra Universitária (livre, 24 min): vídeos produzidos por estudantes e professores.
  • Mostra Animação Infanto-juvenil (livre, 20 min): animações lúdicas voltadas para o público mais novo do festival. Colagem, 3D e stop motion estão entre a técnicas utilizadas.

Confira os locais e horários de exibições  nos câmpus da UFT

Araguaína: Dia 26 de maio, às 19h no hall de entrada do Bloco H

Gurupi: Dias 22 e 25 de maio, de 9às 12 h, sala 15, bala II

Palmas: Dias 24 a 26 de maio: a programação será exibida de duas maneiras:
1ª às 13 horas, na sala branca, bloco B.
2ª Em parceria com a Mosca (Mostra semestral do curso de artes), nos intervalos entre os espetáculos (noturno) - locais e horários serão divulgados a partir de segunda-feira (22)

Tocantinópolis: Dias 23, 24 e 26 de maio, sempre às 18h, no Auditório Vigilante Adão Ribeiro