Página inicial > Últimas Notícias > Nota de avaliação da UFT deve ser divulgada na próxima semana
Recredenciamento

Nota de avaliação da UFT deve ser divulgada na próxima semana

Por Bianca Zanella | Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 19h19 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2017, 21h02

A comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC) designada para a avaliação de recredenciamento da Universidade Federal do Tocantins (UFT) encerrou na tarde desta quarta-feira (10) os trabalhos in loco no Câmpus de Palmas. O processamento dos relatórios ainda deve ser finalizado pelos avaliadores nos próximos dias, e os resultados, segundo eles, devem ser divulgados na semana que vem.

A equipe de trabalho da UFT na reunião de encerramento com os avaliadores (Foto: Bianca Zanella/Dicom)A equipe de trabalho da UFT na reunião de encerramento com os avaliadores (Foto: Bianca Zanella/Dicom)

Em reunião com dirigentes da Universidade e a equipe de trabalho da UFT envolvida na avaliação institucional, os integrantes da comissão destacaram a organização e a qualidade das informações prestadas, bem como a disponibilidade e a eficiência da equipe da Instituição.

"Além do cuidado na preparação dos materiais, existe aqui organização suficiente para entregar demandas não previstas, pois tudo aquilo que solicitamos além do que já estava disponível foi rapidamente providenciado", elogiou o professor Francisco Chaves, coordenador da equipe de trabalho.

"A qualidade das informações ajudou muito o nosso trabalho, e o grande número de reuniões, que inicialmente achamos que poderia atrapalhar, acabou sendo positivo", comentou o avaliador Angelo Cortelazzo, referindo-se à extensa agenda de compromissos cumpridos desde segunda-feira (08), a qual incluiu encontros com docentes, técnicos administrativos e discentes da Universidade.

Da esq. para a dir., o pró-reitor Eduardo Erasmo, Francisco Chaves, Angelo Cortelazzo, o vice-reitor Luís Eduardo Bovolato e Erineu Schwingel (Foto: Bianca Zanella/Dicom)Da esq. para a dir., o pró-reitor Eduardo Erasmo, Francisco Chaves, Angelo Cortelazzo, o vice-reitor Luís Eduardo Bovolato e Erineu Schwingel (Foto: Bianca Zanella/Dicom)

"Impressionante" foi a palavra repetida várias vezes pelo avaliador Erineu Schwingel para sintetizar a experiência de trabalho na UFT. "A minha impressão inicial quando cheguei aqui foi completamente diferente da visão teórica que eu tinha quando fui designado para vir ao Tocantins. A cidade projetada, o nível cultural das pessoas... tudo isso me impressionou bastante. E, analisando os documentos da Universidade, vemos que nem tudo é 100%, mas também nem tudo é abaixo de 50%", ponderou.

Os avaliadores também manifestaram solidariedade à comunidade da UFT pela perda da reitora Isabel Auler, que morreu no dia 1° de maio. "Que apesar desse revés que vocês sofreram isso não impeça a Universidade de continuar se desenvolvendo", disse Cortelazzo.

O vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, agradeceu a presença da comissão e ressaltou o empenho da equipe de trabalho da UFT envolvida no processo de avaliação institucional. "Havia uma expectativa muito grande para esta avaliação, e espero que a gente tenha feito nosso dever de casa e cumprido nossas tarefas com louvor", disse ele.

Por fim, o pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Erasmo, destacou a importância do processo para a Universidade. "O resultado da avaliação nos dá a chancela para tomar decisões que às vezes são difíceis, porque ele vai mostrar o que estamos fazendo bem e também aquilo em que precisamos melhorar."

A visita da comissão de avaliação do MEC na UFT teve início na segunda-feira (08). Durante os três dias em que permaneceram em Palmas, os avaliadores trabalharam na sala principal do Gabinete da Reitoria para analisar uma extensa compilação de relatórios e outros documentos institucionais. Além disso, eles conheceram diversos prédios do câmpus e realizaram reuniões com as diferentes categorias da comunidade universitária.

marcador(es): Reitoria,Geral,Proap,Home