Página inicial > Últimas Notícias > Começam as discussões sobre a realização de pesquisa eleitoral
Vacância na Reitoria

Começam as discussões sobre a realização de pesquisa eleitoral

Por Bianca Zanella | Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 18h20 | Última atualização em Segunda, 08 de Mai de 2017, 11h55

Representantes dos professores e dos técnicos administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram na tarde desta sexta-feira (5) de uma reunião no Gabinete da Reitoria para tratar do processo de definição do reitor, ou reitora, da Instituição para o quadriênio 2017-2021.

Reunião ocorreu no Gabinete da Reitoria (Foto: Bianca Zanella/Dicom)Reunião ocorreu no Gabinete da Reitoria (Foto: Bianca Zanella/Dicom)

A reunião foi agendada em regime de urgência em função do estreito prazo de apenas 60 dias previsto na legislação para encaminhamento, ao Ministério da Educação, de três nomes indicados para o cargo, vago desde o dia 1° de maio devido ao falecimento da reitora Isabel Auler. Além disso, foi convocada para a próxima terça-feira (9), às 14h30, uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), tendo como pauta única a normativa para composição da lista tríplice.

Na reunião, foram levantadas questões problemáticas que envolvem a situação atípica. O assessor para assuntos estratégicos, Élvio Quirino, lembrou que a Universidade já tem experiência em processos de sucessão anteriores, mas destacou que a logística é o principal desafio para a realização da pesquisa.

Houve consenso de que a tradição de realização da consulta eleitoral paritária à comunidade universitária - que não é obrigatória - deve ser mantida para referendar a votação protocolar que é realizada obrigatoriamente no Consuni.

Posicionamentos

"Nós, especialmente os técnicos, temos total interesse nisso porque não pretendemos abrir mão desse espaço de paridade que a gente já conquistou. Por isso certamente vamos fazer o que for necessário para garantir a realização da consulta eleitoral", afirmou o servidor Jozafá Maciel.

"A nossa intenção é de que esse modelo de pesquisa eleitoral continue sendo realizado, sobretudo em memória da professora Isabel, uma pessoa que sempre defendeu a democracia, a participação e o princípio da paridade", acrescentou a técnica administrativa Kristinne Borges.

Para o presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Tocantins (Sesduft), professor Fábio Duarte, o mais importante é sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância da participação no processo de pesquisa eleitoral. "Esse é um momento delicado e excepcional, mas dentro desse quadro nós temos que trabalhar para garantir que haja esse elemento democrático, essa consulta aos três segmentos da base, e nesse sentido as entidades vão fazer suas respectivas reuniões para chegar a um posicionamento adequado, para que a gente possa ter um processo de escolha que seja viável, tenha espaço para o debate e preze pela autonomia universitária", disse ele.

O vice-reitor no exercício da reitoria, professor Luís Eduardo Bovolato, voltou a afirmar que a preocupação principal da gestão com relação à transição é garantir que o processo ocorra de forma correta e transparente. "Infelizmente nós precisamos lidar com essa situação que nós não esperávamos, mas vemos que todas as categorias estão somando esforços para que esse processo ocorra da forma mais tranquila  possível", disse.

Uma sala e equipamentos básicos de informática já estão sendo providenciados pela Reitoria para que a comissão eleitoral, uma vez nomeada pelas categorias, possa iniciar os trabalhos de realização da pesquisa imediatamente.

Discussões nas categorias

Ao final da reunião os representantes dos servidores definiram a convocação imediata de assembleias para a discussão do assunto junto às bases. A assembleia do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Tocantins (Sesduft) ficou marcada para a manhã do dia do Consuni, terça-feira (9), às 9h, em local a ser definido. Já os técnicos devem se reunir na segunda-feira à tarde, às 14h30, no auditório do Bloco IV do Câmpus de Palmas.

Os representantes dos discentes nos Órgãos Colegiados Superiores também foram chamados para a reunião, mas não puderam comparecer.