Página inicial > Últimas Notícias > Olhares Musicais trouxe o pianismo de Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga
UFT FM

Olhares Musicais trouxe o pianismo de Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 21 de Abril de 2017, 08h00 | Última atualização em Sexta, 21 de Abril de 2017, 03h13

O pianista Ernesto Nazareth (Foto: Divulgação)O pianista Ernesto Nazareth (Foto: Divulgação)O programa Olhares Musicais desta semana trouxe o pianismo brasileiro na passagem dos séculos XIX e XX, com Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. O programa, que foi ao ar na última quinta-feira (20), às 20h, na UFT FM levou à tona a música popular brasileira, resgatando canções e gravações históricas desta época.

Durante os trinta minutos de programa o ouvinte pôde escutar canções como Atlântico, um tango brasileiro de Ernesto Nazareth editado em 1921 e brilhantemente executado pelo pianista Hercules Gomes, em uma gravação ao vivo. Além de canções como Forrobodó, interpretada pelo cantor popular Lenine e retirada de uma opereta de Chiquinha Gonzaga e o Corta-Jaca, interpretado por Hércules Gomes.

Se você perdeu o programa e quer conferir essa ou outras edições do Olhares Musicais basta clicar aqui.

Na Memória do Rádio

E se o assunto é resgate histórico, não dá para deixar de mencionar o programa Na Memória do Rádio desta quarta-feira (19), que homenageou o presidente brasileiro, Tancredo Neves, eleito por meio de eleição indireta em 1985. Se tivesse tomado posse, se tornaria o primeiro presidente civil depois do golpe de 1964.

Para resgatar a trajetória de Tancredo Neves, Na memória do Rádio apresentou um trecho do programa Reportagem Especial, veiculado no início de março de 2000, pela Rádio Senado FM com a reportagem “O Homem da cidade onde os sinos falam: os cem anos de Tancredo Neves”. Além de trechos de um especial de despedida, levado ao ar em abril de 1985, pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, que contou a trajetória de Tancredo Neves, com narração de Glauco Fassheber e Isaac Zaltman.  Se você perdeu essa aula de história, vale a pena conferir o programa clicando aqui.

MP Explica

Outro programa que deu o que falar essa semana foi o MP Explica, que teve como convidados os promotores Airton Amilcar Machado Momo e Vinícius de Oliveira e Silva para falar sobre o Portal da Transparência. De acordo com Vinícius, a transparência é um princípio que vale para toda a administração pública.

“O grande problema que eu vejo em relação à transparência, é porque a gestão deve ser fiscalizada por todos. Nós sabemos que existe uma grande dificuldade em se concentrar a fiscalização dos gastos públicos apenas no Tribunal de Contas ou no Ministério Público e demais órgãos de controle. A lei veio exatamente para democratizar a fiscalização e permitir que todos os cidadãos tenham acesso em tempo real, diretamente, a todos os gastos públicos. E isso é que precisa ser entendido pelo gestor", destacou Airton durante o programa. Confira aqui o MP Explica que foi ao ar na segunda-feira (17).

Expressões

Na última quarta-feira (19), o Expressões, que vai ao ar toda semana na rádio UFT FM, trouxe o tema “Questões Indígenas no Século XXI”. O programa abordou temas importantes que também foram debatidos no I Seminário dos Acadêmicos Indígenas, no câmpus de Porto Nacional, e o II Seminário Desafios Indígenas, no câmpus de Palmas.

Programa Expressões desta semana abordou a temática indígena na UFT (Foto: Maria Eduarda Ferraz/UFT FM)Programa Expressões desta semana abordou a temática indígena na UFT (Foto: Maria Eduarda Ferraz/UFT FM)

Para discutir o tema estiveram presentes no estúdio da rádio o estudante de Engenharia Civil, Igor Pankará, o doutor em Antropologia, Adriano Castorino e o estudante de Administração, Wagner Krahô-Kanela. Dentre os assuntos discutidos nos 45 minutos de Expressões, estava o sistema de cotas para estudantes indígenas da UFT, a recorrência das notícias a respeito da violência contra povos indígenas em diversos estados brasileiros, e os lentos processos de demarcação de terras.

Para quem não acompanhou e ficou interessado no assunto, a reprise do programa pode ser ouvida ao meio dia de sábado, na 96,9. Além disso, toda a programação que vai ao ar na emissora pode ser encontrada no site www.uft.edu.br/radio ou aqui.

marcador(es): Home,UFT FM