Página inicial > Últimas Notícias > UFT FM completa um ano no ar, com música, cultura e educação
COMEMORAÇÃO

UFT FM completa um ano no ar, com música, cultura e educação

Por Maria Tereza | Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 00h13 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 00h27

São 365 dias no ar e a caçulinha do Tocantins já mostrou para o que veio. A rádio UFT FM completa um ano de vida nesta quarta-feira, dia 29 de março, e tem muito que comemorar. Com uma programação musical diferenciada, debates com temas importantes e notícias de interesse público, a UFT FM mudou o jeito do tocantinense ouvir rádio.

Mas para chegar até aqui foram muitos anos de estudos e planejamentos. Os trabalhos começaram em 2011, com a formação dos grupos de trabalho que definiram a missão e a visão da rádio universitária, estruturação dos estúdios, a política de comunicação e a formação de equipe que estaria à frente das transmissões da emissora.

Equipe da rádio UFT FM em sua primeira transmissão (Foto: Patrícia Paiva / Acervo Dicom)Equipe da rádio UFT FM em sua primeira transmissão (Foto: Patrícia Paiva / Acervo Dicom)

Com um transmissor na potência de 10KW, cidades como Gurupi, Miracema, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, por exemplo,acompanham a programação sintonizando a rádio na frequência 96,9. Além disso, a UFT FM está disponível na internet e pode ser acessada 24h por dia.

Programação
O jornalista Thomás Müller durante uma das edições do entrevista das 11h (Foto: Rádio UFT FM Divulgação)O jornalista Thomás Müller durante uma das edições do entrevista das 11h (Foto: Rádio UFT FM Divulgação)Enquanto veículo público, a UFT FM atua de acordo com os princípios da universidade pública, primando pela democratização da comunicação no Brasil e pela consolidação de um espaço aberto para discutir a educação e debater ideias, conceitos e questões estratégicas do Tocantins.

Foi com este intuito que em agosto de 2016 foi lançado o primeiro edital de Programas Especiais da UFT FM. Por meio de uma seleção criteriosa, foram escolhidos programas que trouxessem para os ouvintes da emissora conteúdo de qualidade, reflexão sobre o mundo e orientação. Os programas são exibidos semanalmente, com duração de 45 minutos e tem conteúdo para todo gosto. Saiba mais sobre a programação da rádio aqui.

Outro diferencial da rádio é sua playlist. Baseada principalmente em música brasileira - mas não exclusivamente, a programação musical da UFT FM foi um dos quesitos mais arduamente discutidos no Grupo de Trabalho que originou as Diretrizes Editoriais da emissora, no final de 2011. Na ocasião, foi estipulado que é prerrogativa da Rádio veicular música de qualidade, de diversos estilos, e que ofereça ao ouvinte tocantinense uma alternativa à programação das rádios comerciais.

A UFT FM, nesse primeiro ano, foi criando sua identidade, pautada no conceito de comunicação pública como direito do cidadão. São muitos desafios ainda, que vão desde a estrutura física da emissora à nova grade da rádio, com maior participação da comunidade. Mais novidades vêm por ai.

“Acredito que temos feito a diferença no cenário tocantinense com músicas diferenciadas, programação diversificada, debates importantes e jornalismo. O respeito e o respaldo que temos tido é fruto desse compromisso social. Para este ano, teremos novo edital para que mais pessoas possam contribuir com nossa programação, ampliando cada vez mais as vozes sociais. Também teremos mudança em nosso quadro jornalístico e esperamos renovar nossa playlist, sempre mantendo o critério de abrigar musica, cultura e educação de modo amplo, plural e inclusivo”, afirmou a diretora da UFT FM, Marluce Zacariotti.

marcador(es): Rádio,Home,UFT FM