Página inicial > Últimas Notícias > Licenciaturas e mais 26 opções de cursos têm inscrições abertas até este domingo
PSC 2017/1

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 02 de Março de 2017, 10h04 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2017, 13h17

Com oferta de 418 vagas no Processo Seletivo Complementar (PSC), as 20 licenciaturas oferecidas pela Universidade Federal do Tocantins são uma boa escolha para quem quer ingressar na carreira docente ou mesmo como pesquisador ou construtor do conhecimento. A UFT oferta, como licenciaturas, os cursos de ABI-Letras Língua Portuguesa e Literaturas; ABI-Letras Língua Portuguesa e Literaturas ou Língua Inglesa e Literaturas; Biologia; Física; Geografia; História; Matemática; Química; Pedagogia; Educação Física; Filosofia; Teatro e Ciências Sociais. As inscrições para o PSC estão abertas e podem ser feitas até este domingo (5), via internet.

O Câmpus de Araguaína é o que tem o maior número de licenciaturas (Foto: Prefeitura de Araguaína / Divulgação)O Câmpus de Araguaína é o que tem o maior número de licenciaturas (Foto: Prefeitura de Araguaína / Divulgação)

O Câmpus de Araguaína é o que detém o maior número de licenciaturas, com sete; os câmpus de Porto Nacional, Palmas e Tocantinópolis têm três cursos, cada; e os câmpus de Arraias e Miracema têm dois cursos, cada um (veja quadro, mais abaixo).

Marciléia - 'Ser professor é aprender por meio da própria ação' (Foto: Divulgação)Marciléia - 'Ser professor é aprender por meio da própria ação' (Foto: Divulgação)Segundo a professora Marciléia Oliveira Bispo, do Câmpus de Porto Nacional, “a carreira na docência, através dos cursos de licenciatura, é um aprendizado contínuo, em que são mobilizados diversos conhecimentos, atitudes, habilidades, valores e perspectivas. O ser professor é levar em conta a articulação do saber com a aprendizagem, é o aprender por meio da própria ação”.

Ela discorre que o licenciado é o profissional habilitado para atuar como professor – desde as esferas municipais e distritais até as de nível federal, tanto em escolas privadas quanto públicas ou centro de formação não-formais. “O licenciado pode atuar também em espaços de produção do conhecimento, como museus e organizações não-governamentais; é também construtor do conhecimento na medida em que atua como professor-pesquisador, investe na sua formação teórica e constrói sua atividade intelectual, crítica e reflexida da e na docência”.

Confira como estão distribuídas as vagas para licenciaturas em seis câmpus da UFT:

CÂMPUS DE ARAGUAÍNA Turno Vagas
ABI-LETRAS Língua Portuguesa e Literaturas Matutino 24
Biologia Matutino 22
Física Matutino 16
Geografia Noturno 18
História Noturno 21
Matemática Matutino 18
Química Matutino 19

CÂMPUS DE ARRAIAS Turno Vagas
Matemática Matutino 22
Pedagogia Matutino 33

CÂMPUS DE MIRACEMA Turno Vagas
Educação Física Noturno 24
Pedagogia Noturno 20

CÂMPUS DE PALMAS Turno Vagas
Filosofia Noturno 11
Pedagogia Noturno 02
Teatro Noturno 15

CÂMPUS DE PORTO NACIONAL Turno Vagas
ABI LETRAS Língua Portuguesa e Literaturas ou Língua Inglesa e Literaturas Matutino 30
Geografia Noturno 29
História Matutino 25

CÂMPUS DE TOCANTINÓPOLIS
Educação Física Noturno 24
Ciências Sociais Noturno 31
Pedagogia Noturno 14

TOTAL DE VAGAS   418

As licenciaturas estão divididas, segundo o Ministério da Educação, em três grandes áreas, a saber: I – Ciências Exatas e da Terra; II – Comunicação e Artes; III – Humanidades. Mais informações sobre licenciaturas podem ser obtidas no site do MEC. Confira mais detalhes sobre os cursos de licenciatura na UFT no Catálogo de Cursos e também no edital.

Faça a sua inscrição no PSC

No total, o Processo Seletivo Complementar ao Sisu (PSC) 2017/1 inclui a oferta de 771 vagas em 46 cursos de graduação da UFT que não foram ocupadas na chamada regular e da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso ainda no primeiro semestre letivo deste ano. Para participar da seleção os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 ou 2015. As inscrições são feitas exclusivamente online (aqui).

O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no dia 7 de março e as matrículas dos selecionados na primeira chamada serão realizadas nos dias 9, 10 e 13.

Para os candidatos que não têm acesso à internet para realizar a inscrição, a UFT disponibiliza computadores nos seus sete câmpus, em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, nos locais especificados abaixo.

• Câmpus de Araguaína: Labin
  • Câmpus de Arraias: Biblioteca da Unidade Buritizinho