Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professores da UFT demonstram novo sistema de monitoramento hídrico
Início do conteúdo da página
RIO FORMOSO

Professores da UFT demonstram novo sistema de monitoramento hídrico

Por Samuel Lima | Publicado: Sábado, 18 de Fevereiro de 2017, 08h02 | Última atualização em Sábado, 18 de Fevereiro de 2017, 10h15

Na manhã deste sábado (18), na propriedade de Victor Rodrigues da Costa, município da Lagoa da Confusão, professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que integram o Instituto de Atenção às Cidades (IAC), participam de um Dia de Campo junto aos produtores que utilizam água do Rio Formoso, na região sudoeste do Estado. Será apresentado um novo sistema de monitoramento das vazões e captações de água para irrigação a partir do Rio Formoso. O Dia de Campo reúne, além dos produtores e pesquisadores, representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Ministério Público e Justiça.

Monitoramento é composto por hidrômetro, painel que fornece a vazão medida e o sistema de telemetria (da e p/ d) (Foto: Divulgação)Monitoramento é composto por hidrômetro, painel que fornece a vazão medida e o sistema de telemetria (da e p/ d) (Foto: Divulgação)

Segundo o professor Fernán Vergara, um dos integrantes da equipe de pesquisadores que apresentará o sistema neste sábado, "o equipamento vai gerar informações em tempo real da situação da água disponível nos rios dessa bacia, assim como a vazão captada para irrigação", explica. O Dia de Campo se dá após fechamento de um acordo entre os produtores e o Ministério Público objetivando a preservação do Rio Formoso e para a manutenção dos níveis de produção agrícola na região.

Vergara destaca que em cada unidade produtiva deverá ser instalado um hidrômetro e também um sistema de telemetria, que enviará os dados em tempo real para a Universidade Federal do Tocantins que, depois de estudá-los, os remeterá ao Naturatins. "Serão analisados, por aplicativo desenvolvido pelos pesquisadores do IAC/UFT, para que em situações de escassez hídrica o Naturatins possa agir de forma mais rapida e eficiente em relação a preservação e uso adequado dos recursos hídricos", complementa.

Os custos para instalação dos equipamentos serão bancados pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins.

Saiba mais
O Instituto de Atenção às Cidades (IAC) foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFT (Consuni) em 19 de novembro de 2015, por meio da Resolução nº 25. O Instituto atua nas áreas de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Energia, Tecnologia da informação e Mobilidade Urbana, reunindo professores, pesquisadores e especialistas das áreas de Graduação, Pós-graduação e Núcleos de Pesquisa e Extensão de pelo menos quatro câmpus (Palmas, Porto Nacional, Araguaína e Gurupi). Confira a resolução que criou o Instituto de Atenção às Cidades aqui.
registrado em:
marcador(es): Geral,Home
Fim do conteúdo da página