Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Odonto iniciam estágio no HDT
Araguaína

Alunos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Odonto iniciam estágio no HDT

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 10h40 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 13h28

Neste mês de fevereiro, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebe 285 estudantes de várias Instituições de Ensino do Estado para o estágio do primeiro semestre de 2017. As turmas participam de integrações iniciadas no dia 08. O último evento de recepção está marcado para o próximo dia 20. As áreas de atuação dos alunos são: Medicina, Enfermagem (graduação e curso técnico), Odontologia, e, pela primeira vez, recebe acadêmicas do curso de Nutrição na Unidade Hospitalar.

Integração dos alunos de medicina do Itpac e de nutrição da UFT (Foto: Arquivo HDT-UFT)
Na integração, organizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), a equipe administrativa e assistencial do HDT-UFT dão as boas-vindas aos novos estagiários e orientam sobre as questões de biossegurança, saúde ocupacional, questões éticas entre outras, além de falar a acerca do contexto e funcionamento do hospital. Os estudantes estão vinculados ao Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) e à Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Integração dos alunos de enfermagem do Itpac (Foto: Arquivo HDT-UFT)
O gerente da GEP, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, mencionou sua satisfação com o progresso obtido na utilização do Hospital como campo de estágio para os cursos na área da saúde. “A boa novidade é o início do estágio de nutrição, com as alunas da UFT. Neste ano de 2017, esperamos aplicar a experiência obtida com os primeiros estágios, em 2016, e assim aperfeiçoar o ambiente de aprendizagem para os alunos”, completou.

Integração dos alunos de Odontologia da Facit (Foto: Arquivo HDT-UFT)
Perspectiva: A expectativa da coordenadora do curso de Odontologia da Facit, Tatiana Ramirez Cunha, é de que os acadêmicos colaborem para a recuperação da saúde geral dos pacientes hospitalizados. “A atuação dos alunos no HDT-UFT tem mostrado evidências de uma formação humanizada, centrada no paciente e pautada pelo ensino, baseado em evidências científicas. Somos gratos pela oportunidade e confiança dos pacientes e coordenadores de estágio”, frisou a professora.

Novidade: As estudantes do 7º período do curso de Nutrição, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Barbara Marinho e Bianca Dias Ferreira são as primeiras alunas a estagiarem na Unidade de Saúde, e disseram estar ansiosas para conhecer essa nova área de atuação, de acordo com o perfil do hospital. “Acredito que será uma ótima experiência, a expectativa é grande em poder aprender em um campo de estágio no qual tem o perfil patológico específico, que nos desafia e estimula a estudar mais intensamente”, comentou a estudante Bárbara.

Primeiras estagiárias de nutrição reunidas com profissionais do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
Para a nutricionista e preceptora, Deborah Leal, as alunas serão muito bem-vindas e vão impactar positivamente na rotina do trabalho do refeitório, uma vez que terão a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida na faculdade, além também de proporcionar uma troca de conhecimento entre as alunas e os profissionais do hospital ao trazer as inovações da literatura.

Saiba mais sobre a Ebserh: estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,Home