Página inicial > Últimas Notícias > Calouros são recebidos com ações solidárias e atividades de integração

Calouros são recebidos com ações solidárias e atividades de integração

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 09h37 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 09h39

Com a volta às aulas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), já estão ocorrendo ações de recepção aos novos alunos. Em Araguaína, Arraias e Miracema foram realizadas ações como apresentação de programas de assistência estudantil, dos setores com os quais os alunos manterão mais contato e também momentos culturais. Em Porto Nacional, segundo as informações da Direção do Câmpus, o receptivo está programado para o próximo dia 7 de fevereiro, e contará com momentos culturais e apresentação do Diretório Acadêmico e dos serviços prestados aos alunos.

Em Palmas a recepção oficial ainda terá a data acertada, mas o vice-diretor do Câmpus no exercício da Direção, professor Marcelo Leineker, informou que a ação de recepção ocorrerá em dois momentos - tanto pela manhã, com um encontro no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) quanto à tarde, com programações culturais. A recepção aos calouros no Câmpus de Palmas será realizada em parceria entre a Direção do Câmpus e as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e de Assuntos Estudantis (Proest).

Conhecendo os setores
Em Arraias, o evento de recepção ocorreu de 23 a 26 de janeiro e a programação teve apresentação dos setores como a Direção do Câmpus, Coordenações de Cursos, Secretaria Acadêmica, representações estudantis (CAs, DA e DCE), Biblioteca e Coordenação de Assistência Estudantil. Também ocorreu momento cultural com músicas e declamação de poesia.

Em Miracema foram apresentados os setores administrativos e os serviços disponíveis para os alunos (Foto: Divulgação)Em Miracema foram apresentados os setores administrativos e os serviços disponíveis para os alunos (Foto: Divulgação)

Em Miracema, a atividade de recepção foi no dia 26 de janeiro nos períodos matutino (para Pedagogia) e noturno (Serviço Social). Foram apresentados os servidores dos setores administrativos (Direção, Coordenações de Curso, Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Laboratório de Informática, Central de Estágios, Coordenação Administrativa e Financeiro e  Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social). Cada setor apresentou como os alunos podem se utilizar dos principais serviços, como empréstimo de livros, matrículas presencial e online, programas de assistência estudantil e regras para uso do laboratório de informática, entre outros.

Em Araguaína a recepção aos calouros na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia foi na manhã da última quarta-feira e, como de praxe, também foram apresentados os setores e os diversos serviços proporcionados aos estudantes, como acesso à Biblioteca, Laboratório de Informática e Protocolo. Na unidade Cimba as atividades de recepção ocorreram ainda no dia 18 de janeiro.

Atividades de recepção na Unidade Cimba, em Araguaína, ocorreram dia 18 de janeiro (Foto: Divulgação)Atividades de recepção na Unidade Cimba, em Araguaína, ocorreram dia 18 de janeiro (Foto: Divulgação)

Em Gurupi, cujas aulas de um novo semestre começam em março, a programação de recepção está sendo ultimada. Segundo a organização, há previsão de treinamento sobre uso das dependências da biblioteca, gincanas esportivas e roda de conversa sobre assistência estudantil (auxílio-viagem, bolsa alimentação e bolsa permanência). Estão sendo preparadas provas de doação de sangue e alimentos, além do já tradicional futlama. Os calouros também participarão de palestras e minicursos com direito a certificado.

Em Tocantinópolis os estudantes ainda não iniciaram um novo semestre.

Trote violento? Não!

Na Universidade Federal do Tocantins o receptivo violento promovido por alunos, e que é chamado comumente de trote, é desestimulado. Desde 2006, o Conselho Universitário (Consuni) estabelece - por meio da Resolução nº 08 (de 23 de agosto de 2006) -  que o receptivo ao calouro - ou qualquer outra ação neste gênero - que viole a integridade física, liberdade individual, ou que o submetam  a qualquer constrangimento ou humilhação, pode gerar penalidades que vão desde a advertência, repreensão, suspensão e até a exclusão do aluno envolvido na ação.