Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Olga Benário recebem premiação em mostra da Oficina de Pocket Reportagem do Opaje

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 17h11 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2016, 17h16

Cerca de 30 alunos da turma do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Olga Benário de Palmas, participaram da Oficina de Pocket Reportagem, ministrada por um grupo de pós-graduandos da Especialização em Ensino de Comunicação e Jornalismo do Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), integrantes do Programa Escola Livre de Jornalismo e que foram premiados durante a mostra realizada, no decorrer do evento de encerramento do curso.

As produções audiovisuais dos alunos, resultadas do aprendizado obtido durante a oficina, trataram de vários temas relacionados ao convívio da própria comunidade escolar, como o bullying na escola, o fim do 9º ano, a alimentação, as funções de cada um na escola, o laboratório de informática e o esporte.

Com a exibição na tela do Cine Cultura, no Espaço Cultural da Capital, além de prestigiar os seus vídeos e dos demais colegas, na qualidade da tela do cinema, os alunos foram surpreendidos com a premiação de destaque dos grupos nas categorias, melhor entrevista, melhor sonoplastia, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor montagem e melhor direção.

Os estudantes foram ainda incentivados a participarem de editais, pela técnica de audiovisual da Fundação Cultural, Elisângela Dantas, que falou de oportunidades que também oferecem premiações em dinheiro.

Essas e outras iniciativas voltadas para o ensino, vem buscando a aproximação do conhecimento acadêmico às comunidades escolares, não só em Palmas, mas em outros municípios do Tocantins, sendo resultado da iniciativa e coordenação do professor Gilson Pôrto Júnior da disciplina Comunicação e Jornalismo: contemporaneidade e formação profissional, nessa especialização do Opaje.

Em visita a Universidade do Porto, em Portugal, o professor Gilson se fez representado na mostra audiovisual de encerramento da oficina, pela professora do Opaje e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Alessandra Bascelar, que elogiou o desempenho dos alunos, o apoio da escola e a dedicação do grupo da pós-graduação.  “Essa é mais uma turma do Opaje que teve a grata satisfação de ser recebida pelo Olga Benário para realizar um trabalho de aprendizagem de extrema importância para sua formação, alcançando resultados significativos. Os alunos da escola de tempo integral estão de parabéns pela dedicação e pela qualidade de suas produções”, destacou.

A diretora do Olga Benário, Jane Gaspar, falou da iniciativa e expressou o desejo de receber a oficina para novas turmas, em 2017. “Projetos como esse, que aproximam a universidade ao ambiente da escola, nos encantam. Somos muito gratos por termos sido privilegiados com essa oficina e esperamos ter o Opaje conosco no próximo ano”, destacou.

O professor de História e Artes na escola, Wesley Pires, afirmou ter sido surpreendido com a dimensão do evento. “Percebemos o reflexo da oficina em nossos alunos, na maneira como passaram a se envolver com a atividade. Eu havia pensado em uma confraternização final, mas não nas dimensões desse evento de encerramento. Estamos muito felizes com o empenho de todos os participantes da oficina e com a presença do Opaje”, avaliou.

Ao lado, o professor da disciplina de Língua Portuguesa, Udson Brito, complementou. “Foi formidável, muito positivo. A gente viu como os meninos se motivaram para trabalhar e com o desempenho no dia a dia, percebemos o desejo de continuar, um gostinho de quero mais. Saímos do comodismo dos livros para o conhecimento prático e isso foi muito importante. A abordagem da equipe do Opaje com os alunos e professores foi formidável, na questão do trato, do respeito, só trouxe um saldo positivo para relatar à vocês”, reiterou.

A cada vídeo apresentado, os alunos vibravam, sorriam e demonstravam a ansiedade de ver o próximo pocket. Ao final, a turma do 8º ano do ensino fundamental do Olga Benário, confraternizou com pipoca, refrigerante e muita alegria. A aluna Ellen Labre falou de suas impressões. “Acho que todo mundo gostou, se divertiu e aprendeu. Nosso grupo gostou muito, aprendemos muitas coisas e temos muitas ideias para futuro”, comentou.

Apoio
A Oficina é resultado da parceria do Observatório Opaje com o Programa Escola Livre de Jornalismo e essa edição contou com o apoio da empresa Ponte Alta Turismo, Tapioca Filmes, Fundação Cultural de Palmas e do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor-TO) para o evento de encerramento.

marcador(es): Palmas,Opaje