Página inicial > Últimas Notícias > "Sociais de Quinta" discute direitos humanos, experiências etnográficas e violência
Tocantinópolis

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 10h02 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 08h56

Com o tema “Direitos Humanos e Experiências Etnográficas em contextos de violência”, ocorre nesta quinta-feira (20), às 14h30, o Sociais de Quinta, promovido pelo curso de Ciências Sociais do Câmpus de Tocantinópolis. O evento, que já está na sua quarta edição neste ano, ocorrerá no Auditório Vigilante Adão Ribeiro de Sousa, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Tocantinópolis.

Voltado especialmente para alunos de cursos de Ciências Humanas, em especial, os acadêmicos de Ciências Sociais, essa edição foi organizada pensando em uma formação que compreendesse os direitos humanos como algo fundamental. “A luta em favor do exercício da cidadania e da garantia dos  direitos humanos está estreitamente conectada aos espaços de atuação do cientista social, seja na educação, na pesquisa ou no trabalho em instituições públicas ou do terceiro setor, assim, acredito que essas oportunidades ajudam a aprofundar as discussões desenvolvidas em sala de aula”, afirma Wellington da Silva Conceição, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre os Territórios Populares e Suas Representações (LaTPOR) e um dos organizadores do evento.

O Sociais de Quinta é organizado em parceira com o Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos da UFT, juntamente com o Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre os Territórios Populares e Suas Representações (LaTPOR) e o Grupo de Pesquisa em Gênero, Etnicidade e Sexualidade em Contextos Interétnicos (GESCI), e contará com uma palestra ministrada pela professora Lia de Mattos Rocha, além de comentários do professor Wellington da Silva Conceição e do coordenador do GESCI, professor Rafael da Silva Noleto.

Palestra
A professora Lia de Mattos, que é Doutora em Sociologia pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) e, atualmente, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é autora do livro “Uma favela 'diferente das outras'? Rotina, Silenciamento e Ação Coletiva na Favela do Pereirão no Rio de Janeiro”, publicado em 2013, e executa pesquisas voltadas para temas como favela, segregação sócio-espacial e representações da violência, temas que serão discutidos na sua palestra, durante o evento.

Essa edição do Sociais de Quinta se propõe a ser um espaço de debate sobre pesquisas desenvolvidas na área de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) e suas relações com a cidadania e os direitos humanos. “Além de discutir um tema tão caro para a formação do cientista social, permite aos nossos discentes conhecer pesquisadores de outras regiões do país, ver como a produção científica das ciências sociais é diversa e como se dá o seu diálogo com as diferentes realidades sociais, culturais e econômicas existentes no Brasil”, finaliza Wellington.

marcador(es): Tocantinópolis