Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi realiza primeiro curso de montagem de genomas no Tocantins

Câmpus de Gurupi realiza primeiro curso de montagem de genomas no Tocantins

Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2016, 16h46 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2016, 16h46

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Gurupi, por meio do Laboratório de Análises Moleculares (LAM), realizou nos dias 26, 27 e 28 de setembro, o primeiro curso de Montagem de Genomas no estado do Tocantins. O evento aconteceu no laboratório de informática da UFT em Gurupi e teve como objetivo desenvolver um genoma a partir de sequências fragmentadas de DNA sequenciado.

O evento teve como palestrante, a professora Brenda Neves Porto, doutora em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal de Lavras, e contou com a participação de estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de agronomia, biotecnologia, engenharia florestal e química ambiental.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de se ambientar, sobre os temas de sequenciamento de DNA, comandos básicos do Linux, controle de qualidade de sequências e montagem de genomas com diferentes softwares.

O professor do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Alex Fernando de Almeida, participou do evento e o classificou como importante. “Iniciativas como estas, são importantes para que alunos e professores se aperfeiçoem às técnicas de Bioinformática e fortaleçam as pesquisas na instituição”, comemora.

Para a acadêmica Katiuscy Moraes, do oitavo período de Engenharia Florestal, o curso vai trazer benefícios tanto para a vida acadêmica quanto para a profissional. “Este curso foi de grande importância para adquirirmos conhecimento dessa nova técnica, que pode ser utilizada tanto no âmbito acadêmico quanto profissional. É uma ferramenta muito utilizada no sistema vegetal e traz diversos benefícios para os alunos de Engenharia Florestal, como também para os outros cursos da UFT”, disse.

Anderson Neiva está formando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UFT em Gurupi. Para ele o conhecimento adquirido em Bioinformática influencia nas pesquisas biológicas. “Ao longo do curso de Montagem de Genomas aprendemos como aplicar o conhecimento adquirido na área de bioinformática, área esta que é de sua importância, já que é empregada em análises e modelização de dados obtidos em pesquisas biológicas”, completa.

marcador(es): Gurupi