Página inicial > Últimas Notícias > UFT é a segunda no país em transparência da informação

UFT é a segunda no país em transparência da informação

Por Patrícia Paiva e Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 11h19 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 13h22

Uma pesquisa realizada pelo pesquisador e jornalista Cristiano Alvarenga, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mostra a Universidade Federal do Tocantins (UFT) em segundo lugar no ranking de acesso à informação das universidades federais brasileiras.

Para classificar as universidades com o melhor atendimento, a pesquisa considerou três critérios: respostas aos pedidos de informação; prorrogações de prazo; e tempo de resposta (dias/média).

Segundo os critérios estabelecidos, a UFT alcançou o segundo melhor índice de atendimento no Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), em 2015. A Universidade respondeu todos os 77 pedidos de informação recebidos no ano, não prorrogou o prazo de nenhum pedido e o tempo de resposta foi em média de 9,51 dias.

Para a ouvidora geral da UFT, no ano de 2015, Valéria Gomes, “esse resultado da pesquisa faz parte de um trabalho conjunto desenvolvido pela equipe técnica da Ouvidoria, pela gestão do reitor Márcio Silveira, que sempre priorizou a informação e a transparência, pedindo agilidade nas respostas das solicitações, e pelos setores demandados que se empenharam em nos atender com prioridade”, explica.

De acordo com o atual diretor do Serviço de Informação ao Cidadão, Abraham Zuniga, reconhece-se a importância do trabalho que foi desempenhado por outros gestores para a qualidade do serviço desenvolvido. “Atualmente, estamos trabalhando juntos com outros setores, como a Diretoria de Comunicação (Dicom) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), desenvolvendo novas ferramentas para melhorar ainda mais o serviço de informação ao cidadão.  Entendemos a importância do fomento de maior transparência ativa por parte dos órgãos públicos”, ressalta.

O vice-reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, afirma que a atual gestão pretende dar sequência a este trabalho que vem sendo desenvolvido e, “quem sabe, na próxima divulgação do ranking podemos estar em primeiro lugar”, fala com entusiasmo. “Baseado nisso, podemos verificar que a UFT é uma instituição aberta ao acesso da informação e serve como estímulo para melhorarmos nossos processos de avaliação”, complementa.

À frente da UFT ficou a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que também respondeu todas as solicitações sem prorrogar o prazo, mas com média de resposta de 9,35 dias.  As universidades federais de Santa Maria (UFSM), do Cariri (UFCA) e do Oeste do Pará (UFOPA) completam a lista das cinco instituições que responderam todos os pedidos, sem prorrogação, e dentro do prazo previsto pela legislação, mas com até 20 dias para resposta. O estudo completo pode ser conferido aqui.

SIC e Ouvidoria

Disponível para atendimento ao público desde maio de 2012, o Sistema de Informações ao Cidadão (SIC) da UFT possui formulários específicos para cada demanda – de solicitação de informação, para recursos e para reclamação. O SIC foi criado a partir da Lei de Acesso à Informação nº 12.527 que, além da implantação do Sistema, também previu a inserção de informações referentes às universidades federais em seus sites.
Na UFT o SIC funcionava, até o ano passado, junto com a Ouvidoria, porém, na atual gestão, os trabalhos foram separados e criado a Diretoria do Serviço de Informação ao Cidadão.

Sobre o atual papel da Ouvidoria, o atual ouvidor geral da UFT, Paulo Fernando Martins, explica que o setor, no ano de 2016, passou a assumir uma nova dimensão em função da divisão que ocorreu acerca da autoridade responsável pela Lei de Acesso à Informação, criando assim uma Diretoria específica para esta questão. “Portanto, a Ouvidoria, nesta nova perspectiva, terá a possibilidade de cumprir um papel fundamental na instituição, ou seja, se constituir como um instrumento de aperfeiçoamento de gestão, a partir das ações dos acessos que a comunidade, tanto interna quanto externa, faça à Ouvidoria”, comenta.

O Ouvidor Geral ainda enfatiza que, “por meio das reclamações, dos elogios, das denúncias e das solicitações poderemos aperfeiçoar a gestão universitária e garantir assim um maior grau de participação social da comunidade no desenvolvimento institucional, portanto, este novo formato da Ouvidoria vai permitir potencializar e atender melhor a comunidade”, conclui.

A Ouvidoria e o sistema pode ser acessado por meio do link http://ww1.uft.edu.br/index.php/acessoainformacao.

Novo portal da UFT

Além das iniciativas já citadas, a UFT vai lançar, em breve, o seu novo portal com o intuito de aprimorar ainda mais o acesso à informação de todos cidadãos. O acesso será dividido por perfis, facilitando a busca por dados e informações, tornando mais rápido e eficiente. O portal também terá uma interface interativa e multimídia, com a presença de imagens e vídeos que mostram as principais notícias da Universidade no escopo de seus três pilares – pesquisa, ensino e extensão.