Página inicial > Últimas Notícias > Aventuras internacionais: caminhos do intercâmbio através da UFT

Aventuras internacionais: caminhos do intercâmbio através da UFT

Por Vitória Drechsler e Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 12h31 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

“A experiência foi única devido ao fato de nunca ter saído do território nacional. Viajei apenas para alguns estados vizinhos do Tocantins para apresentar trabalhos”, conta o aluno de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Mateus Pereira. O estudante do Câmpus de Gurupi teve a oportunidade de fazer um intercâmbio na Universidade do Porto através do programa IBrasil/ Erasmus Mundus.

A técnica administrativa Karla Klein também pôde conhecer a Universidade do Porto. Ela conta que a experiência foi um resgate histórico pessoal, já que a cidade é o local de origem dos seus familiares e teve acesso aos documentos e a casa dos antepassados. ”Além do aprendizado técnico, você cresce muito enquanto ser humano, tem a possibilidade de encarar a vida sob diferentes perspectivas”, relata Karla.

Assim como Mateus e Karla, outros estudantes, técnicos administrativos e professores ficam entusiasmados com a possibilidade de conhecer o exterior, explorar novas culturas e aprimorar os estudos. Para que isso se torne realidade, a Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI) da UFT alerta que é primordial definir o objetivo do intercâmbio e dedicar-se ao estudo do idioma.
 Intercambistas pela UFT na Europa
“Se o aluno tem a intenção de fazer mobilidade acadêmica deve se preparar antes da proposta ser lançada”, reforça a diretora da DAI, Márcia Schneider. Ela ainda ressalta que a maioria das oportunidades de mobilidade exige que aluno tenha cursado no mínimo 20% das disciplinas e no máximo 80%. A quantidade pode variar de acordo com a proposta. Outro dado que merece atenção é o coeficiente acadêmico, que geralmente não pode ser inferior a sete.

No caso de Karla, ela já possuía proficiência em inglês, e estava cursando Espanhol quando foi selecionada para o intercâmbio na Universidade do Porto. Em 40 dias ela realizou uma mobilidade voltada para a área técnica-administrativa, por meio do Programa Erasmus Mundus/ EBW. No entanto, além do idioma, a servidora destaca que é importante que o intercambista esteja disposto ao convívio com culturas distintas. “Por mais que a barreira da língua seja vencida, você precisa se abrir para um novo mundo. Precisa conhecer a história, costumes, economia e cultura do país, sendo o trabalho apenas uma parcela desse aprendizado”, declara a técnica-administrativa Karla Klein.

O aluno do curso de Filosofia, Joseilton Franca, também falava espanhol quando foi contemplado pelo Programa Santander Universidades Ibero-americanas. E conta que os quatro meses na Espanha também serviram para aprimorar a proficiência na língua. “O intercâmbio possibilita a observação e aprendizado de metodologias e pedagogias diferentes da nossa, além de enriquecer o currículo”, completa Joseilton.

Apoio da UFT aos interessados
Outro fator que favorece o intercâmbio é o conhecimento das atividades que a universidade de origem oferece aos interessados. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) não só estabelece convênios com instituições internacionais, mas ainda auxilia com testes de proficiência, cursos de línguas e demais orientações sobre como proceder.

“Tive total apoio da UFT tanto a nível institucional com as orientações da DAI, quanto a nível pessoal através do incentivo da minha chefia e colegas”, pontua a servidora Karla Klein. O universitário Mateus Pereira também afirma ter sido amparado pela instituição. “A DAI me auxiliou em todos os momentos de dúvidas. Sempre me orientavam por email ou telefone, e vale lembrar que foram inúmeras vezes”, enfatiza o estudante Mateus Pereira.

A DAI é o setor que articula as relações de cunho internacional na universidade. “Nós temos o Núcleo de Línguas, onde oferecemos via Inglês sem Fronteiras (IsF) a aplicação do teste de proficiência Toefl-ITP e cursos presenciais de Inglês, ambos gratuitos”, explica a diretora da DAI. Vale lembrar que além dos programas de mobilidade, a UFT tem acordos de cooperação com várias instituições, sendo que os alunos podem solicitar um período de estudo em algumas destas universidades, contando que se responsabilize pelos gastos.

Os interessados em aprender idiomas como espanhol, francês, italiano, japonês, alemão ou inglês, podem procurar o Centro de Idiomas (CI). A iniciativa é um Projeto de Extensão da UFT, portanto os cursos são abertos para a comunidade interna e externa e também são pagos. Os cursos são ministrados uma vez por semana sendo 3 horas/aula. Outras informações sobre o Projeto. “Hoje é indispensável o estudo do idioma para quem quer se destacar no mundo globalizado. O quanto mais cedo, mais chances o aluno tem de se encontrar e consequentemente se destacar”, evidencia a coordenadora do CI, Thelma Lage.

Inscrições abertas para Intercâmbio
O ano mal começou e as propostas de intercâmbio já estão disponíveis. Conheça melhor as mobilidades que estão abertas no link das matérias:

Universidade do Algarve oferece oportunidade de intercâmbio para Portugal em parceria com a UFT

Aberto o período de candidatura para intercâmbio na Universidade do Porto/Portugal

DAI lança edital de seleção para Bolsas Ibero-Americanas

Ficou com alguma dúvida ou curiosidade sobre as mobilidades? Saiba mais na página da DAI ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

marcador(es): Internacional