Página inicial > Últimas Notícias > Música e exposição abrem o Corredor Cultural 2013

Música e exposição abrem o Corredor Cultural 2013

Por Jhone Abreu | Publicado: Quinta, 24 de Janeiro de 2013, 08h22 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
O lançamento do CD “Espaços Preenchidos de Vazio”, exposição de artes visuais e lançamento da revista Aperitivos 2013, atrairam um bom público na abertura do  Corredor Cultural da Universidade Federal do Tocantins em 2013..  O evento ocorreu na noite de quarta-feira (23) no hall do Bloco IV (câmpus de Palmas).

Espaços Preenchidos de Vazio é o segundo CD  do compositor, regente e professor do curso de artes da UFT, Heitor Oliveira. Tem 14 faixas, 11 intérpretes e segundo Oliveira, as sonoridades produzem uma experiência que transita entre o erudito, o contemporâneo e o regional.

Foto: Talita Melz
Heitor Oliveira, Aline Martins e Abner Jorge executam música interativa do público

A noite de arte e cultura ainda teve participação de músicos e intérpretes do CD, entre eles o desenhista e cartunista Thiago Ramos, editor da revista Aperitivos. O público também pode interagir, através de sorteio de partes de partitura para criação de uma musica inédita. A canção chamada Embalagem 23 de janeiro foi executada por Oliveira e músicos convidados, como a pianista Aline Oliveira e o trombonista Abner Jorge.

“A intenção foi trazer a interação com o público. A musica Embalagem traz proposta combinatória; no CD  têm duas versões. Propus que o público participasse dessa nova versão”, comenta Oliveira. Ele também agradeceu a boa receptividade das pessoas com sua obra.

O trabalho tem patrocínio do  Banco da Amazônia, e apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFT (Proex), Fundação Cultural de Palmas e Serviço Social do Comércio (Sesc). Mais informações sobre o trabalho do professor Heitor podem ser obtidas no site dele - http://www.heitoroliveira.mus.br.

Exposição - A exposição de artes visuais e que empresta o nome ao CD, foi concebida pelo artista plástico, Antonio Netto, a partir de 2008. Netto explicou que o professor Heitor percebeu em sua exposição um diálogo entre ambas as obras. “A filosofia da exposição trabalha o pensamento  do distanciamento do objeto  que se vê observado distante” diz Netto.

23jan13-tm-cdheitor2.jpg
Obras de Antonio Netto ficam expostas até 1º de fevereiro no hall do Bloco IV

A exposição fica aberta a visitação durante o funcionamento do câmpus, hall do bloco IV, até o dia 1º de fevereiro. O projeto corredor cultural da UFT destina-se a obras arte-visuais, como pinturas, gravuras, fotografias, colagens ou outras técnicas. É aberto a alunos, técnico-administrativos de todos os câmpus da UFT e comunidade artística externa à Universidade.

As vagas para propostas de exposições dos meses de março a junho de 2013  estão abertas. O edital  com as regras pode ser acessado aqui.
marcador(es): Palmas