Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sisbib > Orientações Gerais
Início do conteúdo da página

Orientações Gerais

Usuário – São usuários do Sistema de Bibliotecas da UFT (Sisbib) os alunos de graduação e pós-graduação, os preceptores e residentes, os servidores técnico-administrativos e os professores da Instituição. Além disso, o serviço de consulta local ao acervo é disponibilizado, em todas as bibliotecas do sistema, à comunidade em geral.

Inscrição – A inscrição dos usuários no Sisbib é feita automaticamente por meio do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) quando o estudante é matriculado, ou quando o servidor é registrado no quadro funcional da Universidade.

Carteirinha – Os usuários recebem a primeira via da carteirinha de usuário do Sisbib gratuitamente após participarem de treinamento sobre o uso do sistema, que é realizado nas bibliotecas mediante agendamento. No caso de extravio da carteirinha, a segunda via é emitida mediante pagamento de uma taxa de reposição. A apresentação da carteirinha é obrigatória para a tomada de empréstimos nas bibliotecas.

Acesso ao acervo – Aos usuários é permitido livre acesso às estantes onde fica disposto o acervo das bibliotecas, subdividido em acervo geral, com livros e obras de referência, acervo de monografias, acervo de periódicos e acervo multimídia, o qual inclui CDs e DVDs.

Pesquisa online ao acervo – Por meio do link “Pesquisa Acervo” os usuários do Sisbib podem pesquisar, pela internet, obras disponíveis nas bibliotecas da UFT. A busca pode ser feita por autor, título, assunto, palavra-chave, tipo de material (livro, periódico, monografia, folheto, dissertação, tese etc) ou biblioteca. Para localizar o material no acervo é necessário anotar o “número de chamada local”, que é o código de localização da fonte de informação no acervo da biblioteca.

Outros serviços online – Além de consultar o acervo, por meio do login único institucional da UFT os usuários cadastrados no Sisbib podem acompanhar e renovar seus empréstimos, efetuar e acompanhar reservas, visualizar seu histórico e imprimir comprovantes de devolução.

Empréstimo domiciliar – O serviço de empréstimo domiciliar está disponível aos alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu, aos preceptores e residentes, e aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFT mediante a apresentação obrigatória da carteirinha de usuário das bibliotecas do Sisbib. Não é permitido o empréstimo domiciliar de dicionários, enciclopédias, CDs, DVDs, mapas, monografias, teses e dissertações, que são materiais exclusivos para consulta local.

O limite de itens emprestados e os prazos para devolução variam conforme a categoria do usuário:

Usuário

Tipo de Material

Quantidade de Volumes

Prazo (Dias)

Professores

Livros

05

15

Material multimídia

05

15

Folhetos e catálogos

05

15

Alunos, preceptores, residentes e técnicos-administrativos

Livros

03

07

Material multimídia

03

07

Folhetos e catálogos

03

07


O usuário é responsável pelo material bibliográfico emprestado. Por isso, em caso de extravio ou dano ao material (rasuras, anotações, ausência de páginas etc.), o usuário deverá repor o exemplar danificado pelo mesmo título. Caso a obra esteja esgotada, deverá substituí-lo por outro título da mesma área de conhecimento de uma lista indicada pelo bibliotecário responsável.

Empréstimo entre bibliotecas – o usuário pode solicitar o empréstimo de livros que estão no acervo de bibliotecas de outros câmpus da UFT, que não o seu. Alunos, professores e servidores podem requisitar até dois (02) livros de outras bibliotecas, sendo que o empréstimo obedecerá aos prazos de empréstimo domiciliar estabelecidos para cada categoria de usuário contados a partir da data da chegada dos livros na biblioteca solicitante..

O empréstimo entre bibliotecas deve ser solicitado na biblioteca onde o usuário for inscrito. Podem ser emprestados livros com mais de dois exemplares que não tiverem os carimbos “não circula” e/ou “consulta”.

Renovação de empréstimos – A renovação do empréstimo de livros pode ser efetuada presencialmente nas bibliotecas ou via internet até três vezes, desde que não haja reserva do exemplar emprestado nem pendências do usuário com o Sisbib.

Reserva de livros – Pode ser efetuada presencialmente nas bibliotecas ou via internet. Somente livros emprestados podem ser reservados e ficam à disposição de quem os reservou por 24 horas a partir da disponibilidade do exemplar na biblioteca. Caso não haja procura, o exemplar é disponibilizado ao usuário seguinte que tiver efetuado reserva, quando houver, ou retorna à estante.

Declaração de “nada consta” – A declaração de “nada consta” nas bibliotecas da UFT é expedida em até 48 horas mediante solicitação, caso o usuário não possua pendências (multas a pagar ou extravios de material informacional não repostos). Após a expedição do “nada consta”, o usuário terá seu vínculo automaticamente bloqueado no SIE – Módula Biblioteca.

Este documento é obrigatório nos seguintes casos:

  • Para docentes (efetivos, substitutos e temporários) e técnicos-administrativos para concessão de afastamento integral da UFT para pós-graduação ou licença, dentro e fora do país, cessão para outro órgão, desligamento por motivo de aposentadoria, vacância ou exoneração, encerramento do contrato e outras licenças;
  • Para professores convidados com prestação de serviços voluntários, preceptores e residentes vinculados aos cursos da área da saúde da UFT;
  • Para discentes nos casos de trancamento geral ou desistência oficial do curso, expedição de certificados de conclusão de curso de graduação, pós-graduação ou residência, transferência ou reopção de curso ou de câmpus, transferência para outras instituições, afastamento/mobilidade para intercambio interinstitucional nacional e internacional.

 

Devolução – O material retirado para empréstimo deverá ser devolvido no balcão de empréstimo e devolução. Não são considerados como devolvidos os materiais deixados nas mesas, balcões, estantes e em outros locais dentro da biblioteca.

Em caso de atraso na devolução de material informacional emprestado, será cobrada, diariamente, inclusive aos sábados, multa de R$ 1,00 por exemplar, a ser paga por por meio de GRU. A cobrança de multa obedece à Portaria nº 1.362/2010 da Reitoria da UFT.

Usuários em atraso e/ou com multas pendentes ficam impedidos de fazer novos empréstimos na biblioteca até a devolução do material emprestado e quitação das multas.

O usuário poderá substituir o pagamento das multas pela doação de livros à biblioteca, conforme lista especifica de títulos, mediante aceite do gerente da biblioteca.

Orientação aos usuários sobre normalização de trabalhos acadêmicos – Os usuários podem solicitar orientações sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT e esclarecer dúvidas a respeito da aplicação dessas normas quanto à estrutura do trabalho, citações, referências, sumário, resumo etc.

Ficha catalográfica – Os alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFT podem solicitar à biblioteca a elaboração das fichas catalográfica de suas monografias, dissertações e teses. A biblioteca tem o prazo de 48h para responder a contar da hora da solicitação.

Fim do conteúdo da página