Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa de Apoio ao Discente Ingressante (Padi)

Padi

Sobre o Padi

O Programa de Apoio ao Discente Ingressante (Padi) foi criado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com o objetivo de auxiliar os estudantes ingressantes que estejam matriculados no 1º e/ou 2º período(s) e àqueles reprovados nas disciplinas básicas curriculares.

São objetivos do Padi:
I.    ampliar o atendimento aos alunos ingressantes na Instituição proporcionando-lhes suporte didático, no sentido de minimizar deficiências de conhecimentos básicos necessários às disciplinas introdutórias dos cursos de graduação;
II.     propiciar ao tutor discente a oportunidade de enriquecimento técnico e pessoal, por meio do desenvolvimento de atividades acadêmicas, permitindo-lhe ampliar a convivência com outras pessoas do meio universitário;
III.    contribuir para a redução do índice de reprovação, retenção e evasão na UFT; e
IV.    promover a democratização do ensino superior, com excelência.

Poderão candidatar-se a uma vaga de tutor os alunos que preencham os seguintes requisitos:
I.    estar regularmente matriculado nos cursos de graduação ou de pós-graduação presencial da instituição;
II.    não receber qualquer outro tipo de bolsa;
III.     apresentar coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 (sete);
IV.     ter concluído, pelo menos, 50% da carga horária obrigatória do respectivo curso, incluindo as disciplinas do 1º período ou suas equivalentes (para alunos da graduação);
V.     ter disponibilidade para dedicar 12 (doze) horas semanais às atividades do programa; e
VI.     estar, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Em linhas gerais, o Padi pretende ampliar as condições de permanência dos estudantes ingressantes, possibilitando a melhoria de sua formação e a redução dos índices de evasão, reprovação e baixo desempenho.

Procedimentos

  1. A Diretoria de Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação (DPEE/Prograd) lança Edital para seleção de propostas de tutoria nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Química, Física, Biologia, Matemática, Filosofia, Sociologia, História e Geografia ou para disciplinas introdutórias dos cursos de graduação com elevado número de reprovações.
  2. Os Professores (Proponentes), designados Professores Coordenadores, elaboram e submetem proposta em conformidade com as especificações do Edital de Seleção de Propostas de Tutoria.
  3. A DPEE/Prograd recebe a documentação e designa comissão para seleção das propostas de tutoria; Responsabiliza-se também pelo encaminhamento para divulgação dos resultados, parcial e final das propostas selecionadas pela comissão.
  4. Depois das propostas selecionadas os Professores Coordenadores realizam a seleção dos Alunos Tutores (acadêmicos da graduação ou da pós-graduação) utilizando-se do(s) instrumento(s) pertinente(s) a cada caso (prova escrita, aula expositiva, preparo de aula, entrevista, redação, entre outros).
  5. Os Professores Coordenadores juntamente com os Alunos Tutores, realizam a divulgação e seleção dos alunos tutorandos (estudantes ingressantes que estejam matriculados no 1º e/ou 2º período(s) e àqueles reprovados nas disciplinas introdutórias dos cursos de graduação) para participação nos grupos de tutoria.
  6. Cada Professor Coordenador poderá orientar até 5 (cinco) Alunos Tutores, e estes serão responsáveis por grupos de, no mínimo 5 (cinco) e no máximo 15 (quinze) alunos do 1º e/ou 2º períodos, reprovados nas disciplinas básicas curriculares, e desenvolverão suas atividades no contraturno escolar, por meio de exposições presenciais e/ou à distância.
  7. O Professor Coordenador notifica a DPEE/Prograd, mediante Ata de seleção, o(s) nome(s) do(s) Alunos e Tutores, enviando a Ata juntamente com Termo de Compromisso do programa.
  8. O Professor Coordenador responsabiliza-se pela frequência e o acompanhamento das atividades do Aluno(a) Tutor(a) e deste com os tutorandos.
  9. O Professor Coordenador envia, mensalmente, versão online dos Relatórios de frequência para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que, ao término da tutoria, deverão ser anexados ao Relatório de Atividades de Tutoria (Final) e postados, via protocolo, para a DPEE/Prograd.
  10. Em caso de desligamento do Aluno Tutor, o Professor Coordenador encaminha para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a versão online do Termo de desligamento.
  11. O Professor Coordenador posta, semestralmente, via protocolo, o Relatório de Atividades de Tutoria com anexos para a DPEE/Prograd.
  12. O Professor Coordenador olicita à DPEE/Prograd a renovação das atividades de tutoria.

 

Certificado de Tutoria

O certificado a ser solicitado pelo Aluno Tutor será emitido desde que seja comprovado o cumprimento de 75% de frequência, mediante a apresentação das frequências mensais e do Relatório Final de Atividades.

Para ter acesso ao certificado o aluno deve enviar solicitação para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Em caso da existência de pendências, este deverá entrar em contato com o Professor Coordenador do seu grupo de tutoria para efetuar a regularização.

 

{loadrecentdocuments folder,edf8cf26-2c05-40e4-89d4-e9d7d71e8394,20,cm:title+ASC}

Calendário de Atividades

Tutoria 2016

Araguaína, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional
Março à Dezembro

De 25/02/16 à 04/03/16
- Seleção de Propostas
14/03/16
- Início do programa
De 07/03/16 à 11/03/16
- Seleção dos alunos tutorandos
15/03/16
- Envio de Ata de Seleção e Termo de Compromisso
29/03/16
- Plano de trabalho
13/04/16
- Primeira frequência mensal   
09/01/17
- Relatório Final de Atividades

Araguaína (Matemática)
Abril à Dezembro

De 25/02/16 à 04/03/16
- Seleção de Propostas
01/04/16
- Início do programa
14/03/16 à 18/03/16
- Seleção dos alunos tutorandos
24/03/16
- Envio de Ata de Seleção e Termo de Compromisso
16/04/16
- Plano de trabalho
01/05/16
- Primeira frequência mensal
09/01/17
- Relatório Final de Atividades

Arraias e Tocantinópolis
Abril à Dezembro

De 28/03/16 à 01/04/16
- Seleção de Propostas
11/04/16
- Início do programa
04/04/16 à 08/04/16
- Seleção dos alunos tutorandos   
12/04/16
- Envio de Ata de Seleção e Termo de Compromisso   
26/04/16
- Plano de trabalho
11/05/16
- Primeira frequência mensal
09/01/17
- Relatório Final de Atividades

 

 

Perguntas Frequentes

1. Quais as modalidades de tutoria existentes na graduação? O programa possui duas modalidades de tutoria que possuem os mesmos critérios de participação, a saber: a remunerada na qual o Aluno Tutor receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 durante um semestre letivo, podendo ser prorrogado por mais um, perfazendo no máximo dois semestres letivos; e a não remunerada que não dispõe de bolsa.

2. Por quanto tempo posso ser Aluno Tutor no programa? Será permitido o exercício da tutoria por, no máximo, 2 (dois) semestres letivos, consecutivos ou não, numa mesma disciplina ou em disciplinas diferentes, tanto para tutores remunerados quanto não remunerados.

3. Posso ser Aluno Tutor recebendo bolsa de outro programa? Não, pois não é permitida a acumulação de bolsa de tutoria concedidas pela Universidade ou por qualquer outra fonte.

4. Como funciona o processo de renovação? O Professor Coordenador solicita à Diretoria de Programas Especiais em Educação (DPEE) juntamente com o novo termo de compromisso do aluno. A DPEE/Prograd avalia a solicitação e realiza os procedimentos necessários para cada caso. 

5. Como se dá o processo de desligamento do Aluno Tutor? O desligamento do Aluno Tutor ocorrerá nos seguintes casos: (a) não observar o disposto no Regimento, no que se refere ao desempenho das atividades, cumprimento de horários e calendário; (b) deixar de cumprir, satisfatoriamente, as tarefas a ele atribuídas; (c) trancar matrícula, abandonar o curso, pedir afastamento ou conclusão do curso; (d) solicitação do aluno; (e) apresentar coeficiente de rendimento acadêmico inferior a 7,0 (sete) no curso de graduação; e (f) ausência sem justificativa por duas ou mais atividades de tutoria e, ou, atrasos frequentes.

6. Posso receber a bolsa na conta bancária de outra pessoa? Não. O candidato selecionado como Aluno Tutor (remunerado) deverá ser o titular de conta corrente em uma instituição bancária e fornecer o número da agência e conta em seu termo de compromisso.

{loadrecentdocuments folder,e01b7c6e-c225-462e-90e8-a098559941a0,20,cm:title+ASC}

{loadrecentdocuments folder,ce458cd7-5ec8-479c-9c7a-3b28cd815c0f,20,cm:title+ASC}

Contatos

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFT)
Diretoria de Programas Especiais em Educação (DPEE)
Programa de Apoio ao Discente Ingressante (Padi)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco IV, Sala 219
Palmas/TO | 77001-090

Telefone: (63) 3232-8271
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.uft.edu.br/padi

Responsável: Katya Lacerda Fernandes

Fim do conteúdo da página