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Estrutura Administrativa

 Pró-reitora: Vânia Maria de Araújo Passos

Esta Coordenação é responsável pela gestão dos recursos financeiros disponibilizados à pró-reitoria.

A Coordenação do Parfor é a responsável pelo acompanhamento pedagógico e integralização curricular dos cursos da UFT ofertados pela Plataforma Freire.

A Diretoria de Desenvolvimento e Regulação da Graduação desenvolve e orienta ações/reflexões sobre a prática pedagógica, em sintonia com a produção e difusão do conhecimento científico, sociopolítico e cultural, a fim de possibilitar a melhoria do ensino de graduação.
Nestes termos, compete à DDRG:

  • Acompanhamento dos estágios na graduação, com base na lei 11.788/2008 e na política de estágio da Universidade Federal do Tocantins;

  • Acompanhamento da política dos egressos;

  • Orientar às coordenações de curso na elaboração, no desenvolvimento e na avaliação de criação de cursos e de seus projetos pedagógicos (PPCs);

  • Acompanhar as atividades dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de graduação;

  • Realizar o cadastro das disciplinas e pré-requisitos das estruturas curriculares dos cursos no Sistema de Informações para o Ensino, conforme PPC’s;

  • Acompanhamento das solicitações de seleção simplificada para professores substitutos;

  • Acompanhamento dos processos de reconhecimento e avaliação dos cursos de graduação;

  • Gestão das apólices de seguro dos acadêmicos.

A Diretoria de Programas Especiais em Educação visa ao fortalecimento do ensino nos cursos de graduação, abrangendo as atividades de aperfeiçoamento docente e discente e buscando o aperfeiçoamento contínuo para a melhoria destes programas.
Por meio de análise de dados obtidos em avaliações dos programas, juntamente com o planejamento de ações, busca-se fortalecer e aprimorar ainda mais o funcionamento dos Programas.
Atualmente estão em fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento dez (10) programas, a saber:

  1. Programa de Formação Docente Continuada (Profor)

  2. Programa Institucional de Monitoria (PIM)

  3. Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi)

  4. Programa de Monitoria Permanência (PMP)

  5. Programa de Educação Tutorial (PET)

  6. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

  7. Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional e Regional (PMA)

  8. Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)

  9. Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life)

  10. Programa de Apoio ao Discente Ingressante (Padi)

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico promove orientações e desenvolve ações/reflexões sobre os procedimentos acadêmicos, abrangendo as atividades docentes, discentes, das coordenações de curso e secretarias acadêmicas.
Esta diretoria é dividida nas seguintes Coordenações:

  • Coordenação de Controle Acadêmico;

  • Coordenação de Desenvolvimento, informação e suporte acadêmico;

  • Coordenação de Registro e Expedição de diplomas.

Nestes termos, compete à Dirca:

  • Submissão da proposta e planejamento dos procedimentos acadêmicos do Calendário Acadêmico;

  • Aprimoramento do módulo acadêmico do Sistema de Informações para o Ensino SIE, com o apoio da Diretoria de Tecnologia de Informações;

  • Acompanhamento da oferta de disciplinas dos cursos de Graduação, EAD e Parfor;

  • Acompanhamento dos registros de formas de ingresso e evasão dos cursos de Graduação, EAD e Parfor;

  • Suporte e implementação de melhorias nos Portais do aluno e do professor, com o apoio da Diretoria de Tecnologia de Informações;

  • Liberação de acesso aos usuários dos portais do aluno, professor e módulo acadêmico do SIE;

  • Suporte aos Coordenadores de Curso, Secretários das Coordenações e Secretarias Acadêmicas;

  • Elaboração de Fluxos e Manuais sobre as rotinas e procedimentos das Coordenações de Curso e Secretarias Acadêmicas;

  • Elaboração de Orientações para os Coordenadores de Curso, Secretários das Coordenações de Curso, Secretarias Acadêmicas, Docentes e Discentes sobre as normativas e procedimentos da instituição;

  • Acompanhamento dos registros de alunos ingressantes, por meio de processo seletivo sisu, complementar, vestibular, extravestibular, Enem, Parfor e EaD, reopção, mudança de turno, aluno especial e etc;

  • Organização, supervisão e suporte aos discentes para realização da renovação de matrícula através do Portal do Aluno, com o apoio da Diretoria de Tecnologia de Informações;

  • Organização, supervisão e suporte aos docentes para realização dos registros das atividades no Diário Eletrônico;

  • Registro de Ofertas especiais;

  • Implementação e geração de Relatórios com demonstrativos dos dados acadêmicos;

  • Acompanhamento e gestão dos dados do Processo Seletivo Sisu e outros processos seletivos de ingresso;

  • Análise e emissão de parecer em Processos de Jubilamento e Cancelamento de Matrícula;

  • Acompanhamento de Decisões Judiciais e Mandados de Segurança referentes à processos seletivos e procedimentos acadêmicos da graduação dos cursos regulares, EaD e Parfor com elaboração de subsídios à Procuradoria Jurídica;

  • Análise prévia dos pedidos de Transferência ex-officio

  • Acompanhamento da aplicação do ENADE e registro da informação no histórico do aluno;

  • Registro e Emissão de diplomas dos alunos da instituição e de outras IES;

  • Veracidade de documentos (diploma) junto aos conselhos de classe

  • Planejamento e emissão de documentação para Colações de Grau com preparação das atas de colações após a conferência de integralização do curso;

  • Atualização do gride de prováveis formandos;

  • Revalidação de Diplomas de Medicina por meio do Revalida;

  • Fornecimento de dados estatísticos de acordo com demandas internas e externas;

  • Elaboração ou colaboração em planilhas com indicadores solicitados por órgãos externos (TCU, MEC, CGU, etc)

  • Análise dos processos de Colação Extemporânea de todos os cursos e emissão das atas em caso de deferimento;

  • Análise dos processos e registros de diplomas dos cursos de graduação e pós-graduação ( Stricto Sensu) da UFT e emissão dos mesmos;

  • Análise dos contratos de prestação de serviço para registro de diplomas de outras IES, no que tange a regularidade da IES e dos cursos junto ao MEC e controle dos pagamentos via GRU dos valores cobrados para registrar os diplomas;

  • Arquivo e guarda dos livros de registro de diplomas da UFT e de outras IES.

 

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