Universidade da Maturidade (UMA)

O Programa UMA (Universidade da Maturidade) é uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade. Afinal, a Universidade está adequada e capacitada para responder às necessidades específicas de pessoas acima de 45 anos (atividades físicas, culturais e sociais).

Este programa é uma alternativa para as pessoas adultas que a sociedade brasileira exclui, numa fase da vida em que detém experiência acumulada e sabedoria . É um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno e, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico. Na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários consta que vinculados a este programa estão os Projetos: Pólo Palmas, Pólo Tocantinópolis e Pólo Gurupi.

Coordenação nacional: Neila Barbosa Osório

Site: http://www.uft.edu.br/uma