Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Proest > Links > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Proest FAQ

Como é feita a seleção para o Auxílio Permanência?

Atualmente, a seleção ocorre por meio de edital especificando todos os critérios e documentos exigidos para a participação. O discente deverá preencher a solicitação e um questionário socioeconômico, além de entregar a documentação comprobatória. As respostas e a documentação comprobatória serão analisadas, sendo emitido parecer deferindo ou indeferindo a solicitação.

Caso seja selecionado dentro do limite de vagas, o candidato é convocado para efetivação do vínculo ao auxilio e poderá receber na modalidade para o qual foi aprovado.

Como faço para solicitar auxílio?

As ações de assistência estudantil são concedidas aos alunos que participarem de processo seletivo, mediante edital. Assim, apenas os alunos selecionados poderão receber os auxílios.

O que acontece caso tenha sido classificado e não existam vagas suficientes?

Os candidatos classificados que excedam o número de vagas da ação de assistência estudantil prevista no edital específico de seleção comporão banco de cadastro como suplentes e, em caso de vacância ou ampliação do número de ações, a qualquer tempo, poderão ser convocados.

O que é Auxílio Permanência?

O Auxílio Permanência é o auxílio financeiro pago pela Instituição que visa à promoção do acesso e permanência de estudantes em condições de vulnerabilidade social e econômica.

Por que realizar a análise socioeconômica?

Porque é por meio desta análise que é realizada a classificação e índice de vulnerabilidade social para definição de prioridade no atendimento.

Posso acumular os auxílios?

Não. A resolução Consuni nº 12/2010, que dispõe das normas para o funcionamento do Programa Bolsa Permanência, não permite a acumulação. 

Quais as modalidades de auxílio oferecidas?

Atualmente, a Proest oferece seis diferentes auxílios, sendo eles: Auxílio Permanência UFT, Auxílio Permanência MEC, Auxílio Temporário, Auxílio Temporário Indígena e Quilombola, Auxilio Permanência Educampo e Auxílio Saúde.

Quais são os documentos necessários para concorrer ao auxílio?

Os documentos necessários para a seleção são informados no edital de abertura de seleção.

Quando é divulgado o edital?

Atualmente, o processo seletivo ocorre uma vez ao ano, no início do ano letivo. Para cada ação é publicado um edital específico.

Quem é responsável pelas ações de assistência estudantil na UFT?

A Pró-Reitoria Assuntos Estudantis (Proest) é o órgão responsável pelo gerenciamento das ações de assistência estudantil na UFT. Dentro da Proest, a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) é o setor responsável pelos assuntos que dizem respeito à assistência estudantil.

Quem tem direito a receber auxílios?

Podem receber os auxílios oferecidos pela Proest os discentes regularmente matriculados em qualquer etapa de curso de graduação presencial da UFT e possuam frequência regular no curso em que esteja matriculado; desde que apresente indicadores satisfatórios de desempenho acadêmico e seja aprovado em processo de seleção, que considerará critérios de vulnerabilidade social e econômica através da análise socioeconômica. Nesse processo de seleção, é dado prioridade aos candidatos que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, considerando os níveis do IVS e Classificação de I a IV.

Fim do conteúdo da página