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Perfil do Egresso

Os egressos dos cursos do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins devem ser capazes, a partir da abordagem interdisciplinar dos estudos linguísticos e literários, trabalhada no programa, de construir criticamente objetos de investigação complexos, relevantes para os estudos da linguagem, informados por saberes teórico-metodológicos originários de diferentes disciplinas ou campus do conhecimento. Ou seja, tais profissionais devem ser capazes de refletir criticamente sobre diferentes manifestações da linguagem em contextos de instrução, numa perspectiva interdisciplinar, considerando os usos de diferentes tecnologias, além de compreender a própria formação profissional como processo ininterrupto e autônomo.

            Esses egressos devem estar preparados ainda para a formação profissional de outros quadros docentes para o ensino superior, compreendendo, portanto, a atuação do referido egresso em diferentes programas de pós-graduação, seja na própria área de Letras e Linguística ou em áreas afins, onde os mesmos possam trabalhar em diálogo com profissionais atuantes em diferentes campos da ciência, os quais não podem se eximir das manifestações da linguagem, nas mais diferentes instâncias da vida cotidiana.

            Atualmente, encontram-se egressos do Programa trabalhando no ensino superior em cursos de licenciatura em Letras e afins, estando vinculados a instituições públicas e privadas, levando em conta novas áreas de formação profissional, resultantes do diálogo entre disciplinas, em respostas às demandas sociais, a exemplo de licenciaturas atreladas à educação no campo e de cursos tecnólogos interdisciplinares, na própria Universidade Federal do Norte do Tocantins.

            Em especial, salienta-se a presença de egressos em Institutos Federais e demais instituições de ensino públicas e  privadas, atuando como docentes, como formadores em atividades regulares de formação continuada e gestão (direção de escola, secretaria de educação, direção em regionais de ensino).

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