Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGL > Linhas de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

As 4 linhas do Programa mantêm aderência com a área de concentração, voltando-se para os estudos de língua e literatura em contexto de ensino e formação de professores. São elas:

Linha de Pesquisa 1: Teoria, análise linguística e diversidade cultural em contexto de formação

Estudo dos fenômenos culturais e linguísticos em diferentes contextos socioculturais. Relações interétnicas e educação escolar bilíngue e intercultural. Estudos linguísticos e implicações para o ensino e formação de professores. Gramáticas pedagógicas. Estudos de fonética, morfologia, sintaxe, léxico e semântica aplicados a contextos de formação.

Linha de Pesquisa 2: Ensino de literatura e letramento literário

Ensino de literatura e formação de leitores. Letramento literário. Estudos comparados de literatura em língua portuguesa e ensino. Análise de material didático de literatura. Formação de leitores literários e outras artes. Abordagem da literatura de língua portuguesa e ensino. Escrita Criativa e ensino.

Linha de Pesquisa 3: Práticas discursivas em contextos de formação

Estudo dos fenômenos discursivos em espaços e contextos de formação. Práticas discursivas e produção de sentido. Estudos dos letramentos, gêneros textuais e ensino. Textualidades contemporâneas. Interação em contexto de formação. Narrativa e memória em contexto de formação.

Linha de Pesquisa 4: Linguística aplicada a contextos de formação

Investigações na fronteira entre os estudos linguísticos e outras áreas/disciplinas do conhecimento, mobilizadas para a construção de objetos investigativos complexos, enfocando problemas sociais atravessados por linguagens diversas e relevantes para contextos de ensino de línguas e formação de educadores.

 

Fim do conteúdo da página