Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGL > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

No ano de 2015, foi inaugurado o prédio do PPGLLit, adquirido mediante aprovação em edital do FINEP (2010). Esse prédio que concentra as atividades do Programa é composto de quatro salas de aulas, cada uma delas podendo abrigar até 30 alunos; um auditório com capacidade para 80 pessoas; uma biblioteca setorial; sala de coordenação, 2 salas para secretaria; 1 sala de convivência; 1 sala-gabinete para estudos dos pós-graduandos, 1 sala para coordenação do Centro de Idiomas, 1 cozinha e 2 banheiros.

            Os laboratórios disponíveis para utilização dos alunos e docentes PPGLLit são: (a) um laboratório de informática com 34 computadores com acesso à Internet; (b) um laboratório de ensino de línguas modernas com 20 computadores com acesso à Internet; (c) um laboratório de língua e culturas indígenas com 6 computadores e acervo de livros da área; (d) um de Laboratório de Produção e Análise de Materiais Didáticos (LAPAMAD) para atividades práticas do curso, com dois terminais de computador, uma videoconferência, duas (02) lousas digitais e 205 exemplares de livros e revistas científicas; (e) um laboratório de pesquisa documental sobre formação de professores: Centro Interdisciplinar de Memória dos Estágios Supervisionados das Licenciaturas (CIMES); (f) um laboratório vinculado a políticas públicas para a leitura - Observatório de Leitura e Inovações Tecnológicas para a Educação (OLITE).

            Além dos computadores disponíveis nos laboratórios e setores administrativos do Programa, conta-se com um notebook, três aparelhos de datashow, duas lousas digitais, uma câmera e gravadores de áudio disponíveis para as atividades de pesquisa, ensino e extensão. O curso adquiriu um aparelho para realização de videoconferência (Edital Pró-Equipamento), o qual vem facilitando a interação de professores e alunos com outras instituições de ensino superior, sendo utilizado inclusive para bancas de qualificação e de defesa, e para reuniões de trabalho. A comunidade da Universidade Federal do Norte do Tocantins tem acesso liberado ao sistema wireless para uso em notebooks e celulares. O próprio campus também disponibiliza de outra sala para videoconferência.

            Pertencente ao Campus Universitário de Araguaína, a biblioteca Prof. Francisco Severino de Oliveira Filho, da Unidade Cimba atende a de 7 (sete) cursos de licenciaturas (Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química) e 3 (três) cursos em gestão e negócio (Cooperativismo, Logística e Turismo).

            A biblioteca do Campus de Araguaína atende ainda ao acervo da pós-graduação Stricto Sensu (PPGL, PPGCult, ProfLetras, ProfHistória, MNPEF, ProfMat, Ciências da Matemática, PPGDIRE).

            O acervo é constituído de cerca de 60.000 livros, totalizando 14.774 títulos de diferentes áreas do conhecimento, os quais estão disponíveis aos alunos e docentes do PPGLLit. O acervo de livros exclusivo da área de Letras compreende 7.800 exemplares, totalizando 3.502 títulos. No tocante ao quantitativo de periódicos impressos, existem 2.100 exemplares, que correspondem a 243 títulos de diferentes áreas o conhecimento. O acervo de periódico exclusivo da área de Letras compreende 299 exemplares, totalizando 40 títulos. A apresentação do quantitativo de todo o acervo da biblioteca se justifica pela abordagem interdisciplinar proposta para o curso, o que possibilita a utilização diretamente do acervo de áreas como Antropologia, Educação, História, Sociologia, Filosofia, Metodologia da Pesquisa, dentre outras.

            Ressalta-se que há uma política de reserva e renovação de exemplares de qualquer um dos campi pelo sistema interno (intranet), bem como a entrega de exemplares da biblioteca de campus em outro por malote.

            Em março de 2019, a Biblioteca ganhou novas e maiores instalações, com a inauguração de um prédio. O quadro de servidores da biblioteca também se modifica em função das novas instalações. Seguem dados desse espaço:

- Área total construída - 3.000 M²;

- Piso inferior (acervo) - 555 M²;

- Pisos superiores - 2.445 M².

 

No espaço da biblioteca encontram-se:

4 salas de estudo em grupo com capacidade para 10 alunos cada;

1 sala de estudo individual para pós-graduação com capacidade para 26 alunos;

2 salas de estudo individual com capacidade para 48 alunos cada;

1 sala de projeção com capacidade para 60 pessoas;

1 sala para o acervo da pós-graduação;

1 Sala destinada ao processamento técnico.

 

Fim do conteúdo da página