Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGG > Programas e Projetos
Início do conteúdo da página

Programas e Projetos

Projetos de Intercâmbio Acadêmico-Científico

Planejamento Territorial e Sociobiodiversidade: Perspectivas para o Mundo do Cerrado

Projeto submetido ao Edital Capes/PGPSE - Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil Nº 042/2014, aprovado em outubro de 2015 para implementação em março de 2016. Inclui pesquisa científica, formação docente de alto nível e intercâmbio acadêmico.
O cerrado encontra-se atualmente no centro de uma disputa de sentido, de uso e de filiações simbólicas, econômicas e políticas. Nesse movimento, um paradoxo poder-se-ia ser vislumbrado: a palavra cerrado – e o sentido que se dá a ela - se enriquece exatamente na situação em que o Bioma perde mais espécies de sua população vegetal, ou que os seus mananciais e córregos geram recordismos em termos de territórios de rios secos, assim como modos de vida tradicionais são comprometidos. A contraposição exige crítica acurada com base em informações que exponham os conflitos, por exemplo, entre os beneficiados da atual exploração do Cerrado e os que perdem o seu lugar, as suas tradições e a capacidade de reproduzir a sua vida com dignidade; as transformações socioespaciais e a resistência de conhecimentos tradicionais seculares que dão sentido à noção de sobiobiodiversidade. Reside aqui o desafio desta proposta, calcada na abordagem territorial do Cerrado enquanto metodologia de análise das implicações do modelo de desenvolvimento territorial em curso no Brasil, na sociobiodiversidade do Cerrado.

Instituições participantes:
IESA/UFG – coordenação geral (Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro)
PPGG/UFT – coordenação local (Prof. Dr. Adão Francisco de Oliveira)
IG/UFU – coordenação local (Prof. Dr. Rossevelt José Santos)
UEG/Itapuranga – coordenação local (Profa. Dra. Ana Carolina de Oliveira Marques)
Coordenação: Prof. Dr. Adão Francisco de Oliveira

Território, Meio Ambiente e Dinâmicas Rural-Urbano-Regionais na Amazônia Brasileira

Projeto submetido ao Edital Capes/Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) Nº 071/2013, tendo sido aprovado e com liberação das atividades de pesquisas e intercâmbio acadêmico a partir 2015.
O presente projeto de cooperação em ensino e pesquisa reúne três universidades públicas, de três regiões, de três áreas de conhecimento da Capes e de três estados da federação brasileira, buscando estimular a formação de quadros pós-graduados e a mobilidade docente e discente e ampliando o conhecimento científico sobre as especificidades socioespaciais do desenvolvimento brasileiro. Busca analisar a estrutura e a dinâmica territorial, com ênfase nos processos rurais, urbanos, regionais e ambientais que se processam nos Estados de Rondônia e Tocantins.

Instituições participantes:
IPPUR/UFRJ – coordenação geral (Prof. Dr. Carlos Antônio Brandão)
PPGG/UFT – coordenação local (Prof. Dr. Adão Francisco de Oliveira)
PGDRA/UNIR – coordenação local (Prof. Dr. Artur de Souza Moret)
Coordenação: Prof. Dr. Adão Francisco de Oliveira

Fim do conteúdo da página