Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGG > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

A criação do PPGG está diretamente relacionada às transformações vivenciadas pelos cursos de pós-graduação no Brasil, que foram marcadamente apoiadas pelas políticas públicas de criação de novos cursos e de expansão do Ensino Superior.

Em junho de 2010 uma equipe de docentes do Câmpus de Porto Nacional da UFT elaborou e apresentou o projeto de criação do Programa de Pós-graduação em Geografia, nível mestrado acadêmico. O projeto se viabilizou, sobretudo, pela sistematização realizada pelo Prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira, da Universidade de São Paulo (USP), cujo apoio foi proporcionado por meio do programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS/Capes).

A proposta de criação do PPGG passou por alguns ajustes, tendo sido posteriormente aprovada. O curso recebeu a portaria de funcionamento em 2011, e, desde então, o PPGG vem realizando com regularidade seleções anuais para ingresso de novos alunos.

A missão da UFT de “formar profissionais cidadãos e produzir conhecimentos com inovação e qualidade que contribuam para o desenvolvimento socioambiental do Estado do Tocantins e da Amazônia Legal” tem sido, desde a criação do PPGG, um elemento norteador das ações do Programa, em sua busca permanente de contribuir com a consolidação da UFT como espaço de expressão democrática e cultural e como instituição reconhecida pelo ensino de qualidade e pela pesquisa direcionada ao desenvolvimento regional.

Fim do conteúdo da página