Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Núcleos de Pesquisa > Núcleo de Estudos da Saúde (Nest)
Início do conteúdo da página

Núcleo de Estudos da Saúde (Nest)

nest.png

Bem-vindo à página do Núcleo de Estudos da Saúde do Tocantins!

 

Apresentação

O Nest/UFT é um núcleo de abordagem multi e interdisciplinar com atuação interna e externamente à UFT direcionado para planejar, desenvolver, apoiar, organizar, elaborar e executar programas, projetos, e atividades de estudos, pesquisa e extensão na área da saúde e em áreas afins da UFT e de outras instituições de ensino inseridas e justificadas pela concepção da integralidade e intersetorialidade da saúde.

Vinculado institucionalmente às pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e de Extensão e Cultura (Proex), o Núcleo faz a interlocução entre os diversos espaços, projetos e ações de saúde, graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão buscando contribuir para a articulação e a integração Ensino - Serviços de Saúde - Comunidade.

 

Histórico

O Nest foi o primeiro núcleo de pesquisa e extensão criado na UFT, constituído pela Portaria n° 60 do Gabinete do Reitor em 29 de junho de 2004 e tendo seu Regimento Interno - que orienta sua composição, finalidade, direção, organização, administração, funcionamento e divulgação das ações - aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em agosto de 2005.

Fruto da iniciativa pioneira de um grupo de profissionais da saúde liderado pelo professor Neilton Araujo de Oliveira, integrando docentes da UFT e militantes da saúde pública do Tocantins, o Nest teve sua concepção antecedida pela ideia de criação de um "Centro Integrado das Ciências da Saúde - Cics" na UFT, que cuidaria da implantação, do desenvolvimento e do acompanhamento dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde. O objetivo era também articular e integrar as diversas iniciativas no setor, mobilizando pessoas, canalizando recursos, estabelecendo parcerias, realizando estudos e desenvolvendo e apoiando projetos e ações no campo da ciência e tecnologia com impacto na saúde. Além disso, propunha-se, de forma inovadora, a operar e articular programas de ensino e aprendizagem, sistemas e serviços de saúde, pesquisas e desenvolvimento tecnológico, mobilizando governos das esferas federal, estadual e municipal, instituições e movimentos sociais no Tocantins e na Amazônia Legal.

Essas iniciativas de meados de 2003, com a inexistência de cursos na área da saúde no Câmpus de Palmas da UFT, motivaram a proposta de criação do Cics, que desdobrou-se de forma imediata na criação do Nest como espaço e instrumento estratégico do fortalecimento do campo da saúde na UFT e no Tocantins.

Ações 2015

Breve!

Ações 2014

Breve!

Anos anteriores

Breve!

Parceiros

Breve!

Quem participa do Nest?

Os integrantes do Nest/UFT podem ser efetivos, convidados ou colaboradores. Isto inclui docentes da UFT e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), alunos, servidores técnico-administrativos, profissionais da área da saúde de órgãos governamentais ou particulares, além de profissionais de outras áreas que desenvolvam algum projeto de trabalho ou atividade ligados à UFT na área da saúde.

 

Como participar?

Podem integrar o Nest como membros efetivos os profissionais, docentes e alunos de graduação ou pós-graduação da UFT ou que estejam integrando algum programa, projeto ou atividade sob a responsabilidade do Núcleo. Para isso, devem ser indicados por, no mínimo, dois membros efetivos e aprovados pela Coordenação.

Como membros colaboradores, podem participar os profissionais de outras instituições, desde que vinculados a programas ou projetos de estudos, pesquisa e/ou extensão da UFT, mediante convênio ou protocolo de cooperação, e aprovados pela Coordenação.

Além disso, pesquisadores, profissionais, estudantes, estudiosos e especialistas que quiserem colaborar com as atividades do Núcleo, mesmo não estando vinculados a algum programa ou projeto do Nest, podem participar como membros convidados, desde que indicados por membro efetivo coordenador de algum projeto ou programa do Nest e aprovados pela Coordenação.

Contatos

Núcleo de Estudos da Saúde no Tocantins (Nest)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco Bala I, Sala 21
Palmas/TO | 77001-090

Horário de atendimento (Secretaria): das 8h às 12h e das 13h30 às 19h

Telefones: (63) 3232-8127 (Recepção) | (63) 3232-8347 (Coordenação)

 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.uft.edu.br/nest

Coordenador: Prof. Dr. Neilton Araujo de Oliveira

1a Secretária: MSc. Renata Murad

Fim do conteúdo da página