Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Submissão de Projetos

A submissão de projetos de pesquisa ao CEP HDT-UFT é realizado através da Plataforma Brasil. Assim, após realizar o cadastro e fazer o login na Plataforma Brasil, na aba “Pesquisador”, o usuário deve selecionar a opção “Nova Submissão” e efetuar o preenchimento do formulário próprio da Plataforma composto por 6 (seis) páginas.

A submissão de projetos de pesquisa de alunos de graduação da UFT deve ser realizada pelo orientador que, neste caso, será o pesquisador responsável da pesquisa. Isso não se aplica aos alunos de pós-graduação.

Na primeira página do formulário, intitulada Informações Preliminares, os pesquisadores do HDT devem selecionar o “Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins” como “Instituição Proponente”, enquanto os pesquisadores dos Cursos da UFT do Câmpus de Araguaína selecionarão a opção “Universidade Federal do Tocantins - Câmpus de Araguaína”.

Os alunos de Pós-Graduação deverão inserir o(a) orientador(a) na “EQUIPE DE PESQUISA” na primeira página do formulário. Para isso o(a) orientador(a) também deve estar cadastrado(a) na Plataforma Brasil.

Na transição da 5ª (quinta) para a 6ª (sexta) página do formulário, a Folha de Rosto gerada pela Plataforma deverá ser impressa, assinada pelo pesquisador responsável, pelo Diretor/Gerente da “Instituição Proponente” e, caso se aplique, pelo “Patrocinador Principal” do projeto de pesquisa. Após colher as assinaturas, a Folha de Rosto deve ser anexada na Plataforma juntamente com os seguintes documentos:

  • Formulário de Submissão de Protocolo de Pesquisa;
  • Projeto de Pesquisa;
  • Declaração de Compromisso dos Pesquisadores;
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e/ou Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE);
  • Cronograma de Execução;
  • Termo de Anuência da Instituição Coparticipante da Pesquisa; e
  • Instrumento de Coleta de Dados;

 

Os arquivos anexados na Plataforma devem permitir a opção "COPIAR" e "COLAR", exceto as declarações, termos e cartas que contenham assinatura e são escaneados).

 

Para os estudos com prontuários médicos o pesquisador também deverá anexar o seguinte documento:

  • Termo de Responsabilidade para Uso, Guarda e Divulgação dos Dados da Pesquisa.

 

Para os estudos com comunidades indígenas, o pesquisador também deverá anexar os seguintes documentos:

  • Termo de Compromisso para Registros Fotográficos, Sonoros e Audiovisuais;
  • Carta de Autorização da Liderança Indígena para Execução de Pesquisa;
  • Carta de Autorização para Entrada em Terra Indígena emitido pela Funai.

 

Dúvida na submissão de projetos? Selecione a aba “Público” na página da Plataforma Brasil, escolha o campo “Manuais da Plataforma Brasil”, procure e baixe o arquivo “Manual Pesquisador - Versão 3.2”.

Fim do conteúdo da página