Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa
Início do conteúdo da página

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq)

Propesq

Bem-vindo à Propesq!

A missão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação é apoiar os processos inerentes à pesquisa e à pós-graduação, objetivando proporcionar a produção do conhecimento científico como base indutora das problemáticas regionais, em especial daquelas voltadas para a Amazônia, sem, contudo, a perda do caráter universal do conhecimento. 

Tem como principais eixos norteadores:

I.    Melhoria e ampliação da iniciação científica (Pibic); 
II.     Fortalecimento e expansão da pós-graduação Stricto Sensu;
III.    Apoio à participação em eventos e à divulgação da produção cientifica da UFT; 
IV.    Promoção de Capacitação pessoal docente e de técnico-administrativos; 
V.     Apoio aos comitês técnico-científicos e de ética (PAC);
VI.     Implantação de programa de avaliação interna dos projetos de pesquisa e cursos de pós-graduação, como integrante dos projetos pedagógicos dos cursos e projetos;
VII.    Tradução de artigos.

A Propesq divide-se em Diretoria de Pós-Graduação, Diretoria de Pesquisa, Coordenadoria de Projetos e Coordenadoria-Geral do Programa de Iniciação Científica (Pibic).

Pró-reitor: Raphael Sanzio Pimenta

Diretoria de Pesquisa

...

Comitê Técnico-Científico (CTC)

O Comitê Técnico Científico (CTC) da UFT foi instituído dia 12 de julho de 2004 pelo Reitor da Universidade Federal do Tocantins, e tem como função assessorar a Universidade em questões relacionadas a pesquisa, pós-graduação e assuntos científicos de forma geral.

O CTC é formado por professores de diversas áreas do conhecimento e representantes da Propesq, sendo sete membros titulares e três membros suplentes.

 

Comitê de Ética em Pesquisas Humanas (CEP)

O Comitê de Ética em Pesquisas Humanas (CEP) é um colegiado multi e transdisciplinar, independente, que deve existir nas instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Resolução nº 196/96 Conselho Nacional de Saúde).

Contatos: 
(63) 3232-8023 / 8021
cep_uft@uft.edu.br
Câmpus de Palmas

 

Comitê de Ética em Pesquisas com Uso de Animais

A Comissão de Ética em Pesquisas com Uso de Animais (Ceua) da UFT é um órgão colegiado, de natureza técnico-científica, interdisciplinar e independente, com "múnus público", de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade, e para contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos. À Comissão compete regulamentar, analisar e fiscalizar a realização de atividades envolvendo o uso científico e didático de animais.

Contatos:
(63) 2112-2117
Câmpus de Araguaína

 

Grupos de Pesquisa

O grupos de pesquisa são um importante instrumento para o intercâmbio e a troca de informações entre as sociedades científicas. O site do CNPq hospeda o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil o qual é constituído em bases de dados que contém informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País. Para informações detalhadas sobre questões gerais envolvendo grupos de pesquisa pode-se acessar o link http://lattes.cnpq.br/web/dgp.

Para o cadastramento de novos grupos no Diretório de Grupos do CNPq - DGP, o líder deve entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa da Propesq pelo telefone (63) 3232-8122 ou dirpesq@uft.edu.br.

Confira a relação completa dos Grupos de Pesquisa cadastrados no DGP:

 

Projetos de Pesquisa

A Universidade tem gerado e difundido conhecimentos e saberes por meio das pesquisas realizadas pela sua comunidade acadêmica. É por meio da pesquisa que se aprimoram os conhecimentos existentes e produzem-se novos.  A pesquisa na UFT é movida especialmente pela ação de seus professores pesquisadores, distribuídos nos sete câmpus da Instituição.

Os docentes da UFT em efetiva atuação no âmbito científico têm pleiteado recursos externos como forma de captação e/ou ampliação do financiamento das atividades de pesquisa, por meio da submissão de projetos junto a órgãos de fomento, uma vez que há, tanto em âmbito nacional quanto internacional, agências que podem complementar o que as Universidades têm dificuldade de abarcar devido às suas restrições orçamentárias.

A Resolução que regula as atividades de pesquisa na UFT é a n° 001/2004 e para cadastro de pesquisas a Resolução n° 10/2014.

Desde março de 2017, o cadastro e o acompanhamento de projetos de pesquisa é realizado através do Sistema de Gestão de Projetos Universitários (GPU).

 

 

Bolsa Produtividade

O Programa Institucional “Produtividade em Pesquisa da UFT” pautado no mérito das publicações acadêmicas busca apoiar, na UFT, os servidores (professores e técnicos administrativos) doutores, com relevante produção em todas as áreas do conhecimento, apoiando os que já desenvolvem pesquisa que tenham sido aprovadas no seu mérito, incentivando-os, reconhecendo e valorizando o trabalho dos pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação na UFT.

O Programa objetiva ainda incentivar e induzir os servidores doutores da UFT a submeterem projetos aos Editais do CNPq para concessão de bolsas nas modalidades “Produtividade em Pesquisa (PQ)” e “Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), o que tem reflexo direto na capacidade da UFT em avançar no campo da pesquisa. Por isto, tem como público-alvo servidores que no futuro podem submeter e manter bolsas de fomento à excelência científica.

Os servidores recebem Bolsas Institucionais “Produtividade em Pesquisa da UFT durante 12 meses.

 

 

Jovens Talentos

O Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJTIC) tem como objetivo preparar os estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) da Capes, Programa Ciência sem Fronteiras ou Programas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), ou outros de iniciativa da instituição.

 

 

Periódicos

A Universidade Federal do Tocantins possui um portal exclusivo para as revistas científicas desenvolvidas pelos cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.

Acesse:

Diretoria de Pós-Graduação

Diretora: Karylleila dos Santos Andrade

A UFT vem se constituindo em uma ilha de excelência acadêmica e científica na região Norte do Brasil e no estado do Tocantins. Esta realidade se transforma a partir da dedicação e trabalho competente de docentes, técnicos e estudantes. Deste modo, apesar dos percalços da educação brasileira, a pós-graduação stricto sensu nas Ifes constitui-se em um fator de evolução com paralelo em poucos países.

Da implantação aos dias de hoje, a UFT expandiu a oferta de vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu na ordem de dez vezes mais do contingente inicial. Uma oportunidade que trouxe contíguo a este crescimento vegetativo a expansão da pesquisa. Por sua vez, provocou o incremento na instalação da estrutura física e das instalações laboratoriais. Enfim, a instalação de uma dinâmica acadêmica e intelectual pautada pelo desenvolvimento humano das populações locais e regionais.

A UFT já implementou mais de 60 (sessenta) cursos de pós-graduação lato sensu, considerando os aprovados e os em desenvolvimento. Na atualidade existem 43 (quarenta e três) cursos em vigor. Esta é uma demonstração direta da oferta de atividades demandadas pela sociedade e pelo mercado profissional. Ao mesmo tempo que são atividades de pós-graduação lato sensu prestam-se como extensão do ensino acadêmico. Ademais, é uma ação motivadora para pessoas com interesse em participar futuramente da pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados).

 

Pós-Graduação stricto sensu (Mestrados e Doutorados)

Clique aqui para ver a lista de cursos ofertados na UFT.

Pós-Graduação lato sensu (Especializações e MBAs)

Clique aqui para ver a lista de cursos ofertados na UFT.

Pibic

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento. Volta-se para o aluno de graduação, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação ativa de alunos com bom rendimento acadêmico em projetos de pesquisa com mérito científico e orientação individualizada e continuada.

Os projetos devem culminar em um trabalho final avaliado e valorizado, com retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação, em especial na pós-graduação. Uma descrição completa de todas as características do Programa Pibic/CNPq pode ser visualizada na página do CNPq.

Coordenadora-Geral do Pibic na UFT: Profa. Dra. Renata Junqueira Pereira

 

Contatos

Telefone: (63) 3232-8121
E-mail: pibic@uft.edu.br
Link: 
Sistema de Avaliação e Seleção de Bolsas de Iniciação Científica para o Pibic/UFT (Sasbic)

Pivic

Considerando que o número de bolsas é sempre inferior à demanda qualificada no país, e também no Tocantins, a Propesq instituiu o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic), que contempla alunos e professores que tiveram seus projetos aprovados por mérito, pelo comitê científico do Pibic, mas que não foram contemplados com bolsa. Assim, os mesmos poderão participar ativamente do projeto de pesquisa do professor orientador, de forma institucional.

Os professores que tenham interesse em trabalhar com alunos voluntários através de projetos aprovados pelas congregações, existe um protocolo de cadastramento de projetos na Propesq onde podem ser cadastrados os nomes dos alunos participantes. Após o período de execução do projeto (mínimo de um ano), a Propesq pode emitir um certificado de Iniciação Científica, caso haja interesse do orientador e do aluno. 

Contatos

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco IV, Sala 207
Palmas/TO | 77001-090
Telefone: (63) 3232-8037 (Recepção)
E-mail: propesq@uft.edu.br (Geral)
Site: www.uft.edu.br/propesq

 

Equipe
Pró-Reitor: Raphael Sanzio Pimenta
(63) 3232-8124
(Secretária) | propesq@uft.edu.br (Geral) 
 
Diretoria de Pesquisa (Dirpesq)
Diretor: Guilherme Nobre L. Nascimento
(63) 3232-8101 | dispesq@uft.edu.br 
 
Diretoria de Pós-Graduação (Dirpos)
Diretor: Karylleila dos Santos Andrade
(63) 3232-8218 | dirpos@uft.edu.br 
 
Coordenadoria-Geral do Pibic
Coordenadora: Renata Junqueira Pereira
(63) 3232-8121 | pibic@uft.edu.br 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página