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Proest

Alunos do Câmpus de Palmas já podem se inscrever para suplementação no auxílio alimentação

Os alunos do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), já podem se inscrever para o recebimento de suplementação que amplia o valor do auxílio alimentação. A suplementação será no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), custeadas com recursos da Unidade, após acordo realizado com Vice-Reitoria da UFT, Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Direção do Câmpus de Palmas, representantes dos Centros Acadêmicos (CAs) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

 

Vale destacar que, de acordo com o Edital n° 7/2024 - CUP/UFT (clique aqui), os alunos que já se inscreveram e foram contemplados com o auxílio alimentação de R$400,00 (quatrocentos reais), receberão, automaticamente, o valor da suplementação. Ou seja, alunos contemplados na primeira e segunda etapas, não precisam se inscrever novamente, pois já fazem jus e vão receber o valor de R$200,00 (duzentos reais) da suplementação.

 

A medida acolhe uma reivindicação dos representantes dos alunos que foi apresentada no último encontro com a presença do vice-reitor da UFT, professor Marcelo Leineker, do diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, e do pró-reitor de assistência estudantil, professor Kherlley Caxias Batista Barbosa. Ela resultou na confirmação de uma suplementação no valor dos auxílios destinados aos alunos do Câmpus de Palmas, de acordo com as orientações que estão disponíveis no Edital nº 7/2024 - CUP/UFT (clique aqui). 

 

De acordo com o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés Arantes Neto, a gestão está cumprindo um acordo firmado na reunião. “Destinamos recursos diretos do Câmpus de Palmas para ampliação no valor do auxílio aos nossos alunos. Os representantes apresentaram justificativas que condizem com a necessidade de que os alunos do Câmpus de Palmas carecem receber o auxílio suplementar no valor de R$200,00 (duzentos reais). Assim, somado ao auxílio alimentação de R$400,00 (quatrocentos reais), eles receberão o total de R$600,00 (seiscentos reais)”, explicou o Moisés.

 

Os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica receberão o auxílio financeiro até que o Restaurante Universitário volte a funcionar. A medida tem o objetivo de garantir o fornecimento de refeições aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aos cotistas enquanto a empresa que gerenciará o Restaurante Universitário inicia os trabalhos, previstos para o dia 1º de abril.

 

Os alunos do Câmpus de Palmas também estão recebendo apoio para fazerem uso dos espaços do Restaurante Universitário, nos horários das refeições, garantindo um ambiente climatizado, limpo e organizado, com condições para que eles possam realizar suas alimentações com segurança alimentar. De modo que as medidas adotadas e anunciadas para amenizar os transtornos alcançaram as demandas e necessidades básicas de alimentação principalmente dos estudantes em situação de vulnerabilidade social, dos cursos de graduação presenciais.

Auxílios estudantis da UFT estão com inscrições abertas

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – Proest está com inscrições abertas para os Auxílios de Assistência Estudantil, por meio do Edital Unificado e seu edital de retificação para os seguintes programas:

Programa Auxílio Alimentação (PAA)

Programa Auxílio Alimentação – Educampo

Programa de Moradia Estudantil (PME)

Programa Auxílio Apoio Pedagógico (PAAP)

Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva (PAEI)

As inscrições são online e vão até o dia 18 de fevereiro de 2024, por meio da plataforma CUBO.

Para a concessão de auxílios é necessário o cadastro no Programa de Indicadores Sociais (Piso), conforme Edital.

Após Providenciar a documentação, conforme o Edital, o (a) estudante deve acessar o Sistema Cubo e enviar a documentação. Se necessário, confira o Manual do Cubo 2020.

As dúvidas e orientações sobre análise socioeconômica devem ser encaminhadas ao Setor de Assistência Estudantil do câmpus em que o (a) estudante encontra-se vinculado (a), conforme contatos abaixo:

Arraias: (63) 3653-3421, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gurupi: (63) 3311-1655, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – horário de atendimento: 7h às 19h.

Miracema: (63) 3366-8629, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Palmas: (63) 3229-4503, Whatsapp: (63) 9246 0159 e E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Porto Nacional: (63) 3363-9419, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para os (as) estudantes que ainda não conseguiram se inscrever, devido ao processo da matrícula, assim que o resultado da renovação da matrícula for processado, previsto para o dia 7 de fevereiro de 2024, o sistema CUBO identificará e permitirá que o (a) estudante possa realizar a inscrição aos auxílios.

Os editais da Proest podem ser acompanhados nos seguintes endereços:

Portal UFT - seção agenda

Rede Sociais Proest

 

Câmpus de Palmas tem novos locais e horários para a emissão de carteirinhas do Restaurante Universitário

A Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ampliou os horários e locais de emissão das carteirinhas do Restaurante Universitário (RU). Agora elas podem ser alcançadas no matutino, das 10h às 12h, no Bloco 1; no vespertino, das 14h às 17h, e no noturno, das 18h às 21h, na Direção do Câmpus. O objetivo é agilizar o acesso dos estudantes ao cartão de gerência do benefício alimentício oferecido pela instituição.

“Ampliamos os horários e locais de emissão do documento para atender demandas dos estudantes que precisam ter acesso a refeições no RU. Agora a emissão das carteirinhas pode ser alcançada nos períodos matutino, no vespertino e no noturno. Reconhecemos que o acesso à alimentação é fundamental na rotina universitária, mas, precisamos seguir normas para administrar os recursos públicos destinados ao benefício. Por isso, estamos ampliando os horários e locais de emissão das carteirinhas para tornar, o máximo, o processo mais eficiente e descomplicado", informa o professor Moisés de Souza Arantes Neto, diretor do Câmpus de Palmas.

Para o aluno pegar a primeira via da carteirinha requer apenas a apresentação do comprovante de matrícula, podendo ser impresso ou mostrado no celular. Já para a emissão da segunda via, é preciso seguir as orientações no Sistema de Processo Seletivo, e será necessário pagar uma taxa de dez reais (clique aqui).

A expectativa é que a nova abordagem resulte em uma redução significativa no tempo de espera e no congestionamento nos horários de pico. A Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil reforça a importância de os estudantes seguirem as orientações para garantir um processo ágil e tranquilo. "Queremos diminuir o tempo de espera em filas para tirar carteirinha, além de melhorar essa experiência administrativa com nossos estudantes", finaliza Moisés.

 

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