Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Filosofia

Curso de extensão sobre a Paz Perpétua Kantiana realiza segundo encontro

O segundo encontro do curso de extensão "os pressupostos epistemológicos da Paz Perpétua Kantiana", com o professor Marco Aurélio Cardoso, de Filosofia, vai acontecer dia 5 de agosto de 2023 às 8h, na  Escola Estadual Centro de Ensino Médio Tiradentes (quadra 806 sul, alameda 04, lt. 16 em Palmas - TO).

 

Sobre o curso

 

A proposta central é voltada para o conceito de paz e direito cosmopolita, abordados por Immanuel Kant em suas obras políticas e, também, que sua proposta de uma paz perpétua é salutar para se pensar uma sociedade sem guerras.

Pensar o conceito de paz é demasiadamente importante em um contexto geopolítico voltado, exclusivamente, para o conflito e a guerra: guerra entre as nações, com fortes implicações para as liberdades fundamentais e para a criação de um direito cosmopolita. 

O conceito de paz é um dos pilares da Organização das Nações Unidas (ONU) hodiernamente é um conceito-chave no pensamento político-filosófico do mundo moderno e contemporâneo. 

O pensamento político kantiano só faz sentido quando se realiza a liberdade num plano moral e só existe direito quando as normas justas são, por assim dizer, universalizáveis. A obra escrita por Kant, intitulada “A Paz Perpétua”, é um esforço, por meio de uma série de prerrogativas, de findar as guerras. Isso sem falar que tal obra é uma antecipação do que viria a ser, posteriormente, a Organização das Nações Unidas.

 

Fim do conteúdo da página