Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Esportes

Atleta Olímpico de Canoagem realiza treinos na UFT

O atleta Jack Goldmann, 4º colocado na Olimpíada do Japão e vencedor de vários campeonatos brasileiros, tem treinado diariamente no lago de Palmas, na área em frente a UFT, em preparação para o campeonato brasileiro de canoagem, deste ano.

Os treinos são fruto de parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários - PROEX, da UFT.

Natural da Bahia, o atleta já fez parte do Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, e da Seleção Brasileira de Remo. O atleta acumulou vasta experiência em campeonatos internacionais e, agora, conta com o apoio da UFT para retornar aos treinos e voltar a disputar provas.

Conheça o Jiu-Jítsu para todos

O “Jiu-jítsu para todos: Uma nova perspectiva sobre a luta” é um projeto proposto pela Liga Acadêmica de Práticas Corporais (LAPC), vinculado ao curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Câmpus de Miracema. O projeto visa aprofundar os estudos sobre o Jiu-jitsu e as suas relações com a Educação Física, desenvolvendo técnicas e habilidades que contribuam para o aprendizado dessa arte marcial para os acadêmicos e comunidade externa, visando a vivência e a experimentação desse esporte de característica individual, pouco praticado na cidade de Miracema.

O professor e coordenador do projeto, Diego Ebling do Nascimento, é praticante da modalidade desde criança, treina em projeto social e é faixa roxa. A experiência de participar de um projeto de lutas, ao longo da sua formação, despertou o interesse em oferecer oportunidade para outras pessoas, compreendendo que essas vivências contribuem de forma integral, tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade externa.

As aulas,  são conduzidas pelo bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - Pibex, Nalberth Emanuell Santos e supervisionadas pelo professor Diego Ebling, são realizadas às quintas-feiras, das 14h às 16h; e às sextas feiras, das 15h às 17h, no Laboratório de Práticas Corporais da UFT, no Câmpus de Miracema.

“O objetivo da defesa pessoal transcende a aquisição e aplicação de técnicas traumáticas e visa à formação de cidadãos mais responsáveis e aptos para a manutenção e incremento da proteção e da sua segurança individual e coletiva, além de contribuir com a qualidade de vida”, explica o professor.

O Projeto alcança cerca de 6 beneficiários internos e 3 externos, que apontam desenvolvimento nas suas habilidades, tanto em técnicas de chão, quanto na defesa pessoal e em algumas imobilizações. Contribuindo com o aumento na qualidade de vida dos/das participantes e proporcionando a vivência em uma modalidade que ainda não tinha oferta na cidade de Miracema.

A próxima agenda do projeto será a oficina ofertada no dia 05 de outubro, às 17h30, na semana acadêmica do curso de Educação Física, na UFT/Miracema. Para acompanhar o projeto ou tirar suas dúvidas acompanhe o instagram @lapc_uft.

Extensão nas Mídias

A Campanha "Extensão nas Mídia" tem o objetivo de divulgar e dar visibilidade às atividades extensionistas que estão sendo desenvolvidas para a comunidade no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) no ano de 2023 e foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários - Proex

Inscrições abertas para o 1º Campeonato de Futebol Society da UFT

Jogos ocorrerão no gramado da Pista de Atletismo, em Palmas

Inscrições abertas para prova de Aquathlon; UFT sedia corrida em março

A Universidade Federal do Tocantins sedia a primeira prova do ano de Aquathlon. A modalidade, que envolve corrida e natação, ocorre no dia 05 de março na pista de atletismo do Câmpus de Palmas. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e podem ser realizadas no site da corrida. O valor varia de acordo com a modalidade, dividida em: Aquathlon,  Aquathlon Infantil e Aquathlon Revezamento. O participante terá direito a camiseta, medalha e hidratação.

A Aquathlon é uma das variedades do triathlon onde o atleta corre/nada e corre novamente. A prova para esta categoria será uma corrida de 2.5 km, 750 m de natação e 2.5 km de corrida. Já na Aquathlon Revezamento, ao final da primeira corrida, o corredor ao chegar ao local demarcado, liberará o nadador. O nadador concluirá a natação e, em local demarcado, liberará o corredor para finalizar a prova completando a segunda corrida. Na modalidade Revezamento, a prova é composta por um corredor e um nadador. A Aquathlon Infantil conta com 400 m de corrida, 250 m de natação e 400 m de corrida.

De acordo com o Diretor de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFT, um dos objetivos do Plano de Gestão da Universidade é incentivar práticas esportivas. "Realizar competições e torneios nos câmpus é uma forma interessante de incentivar a comunidade acadêmica e o público externo a praticar mais atividades esportivas, além de gerar uma integração entre a Instituição e o publico externo", pontua.

Fim do conteúdo da página